Uma dieta à base de proteína de bacalhau reduz a inflamação

Uma dieta que seja rica em proteína de bacalhau, reduz a concentração da proteína inflamatória CRP (C-reactive protein).

Isso são boas notícias, porque uma elevada concentração desta proteína está associada a um aumento do risco de desenvolvimento de diabetes, tensão alta, arterosclerose e ataques cardíacos.

Os investigadores canadianos notaram os efeitos anti-inflamatórios da proteína de bacalhau quando realizavam uma experiência com vinte diabéticos.

Os investigadores deram aos voluntários do estudo, uma dieta para quatro semanas em que a proteína provinha do bife pouco gordo, porco, ovos e lacticínios. Os mesmo voluntários foram depois colocados numa outra dieta durante quatro semanas, que era muito semelhante á primeira, mas na qual a proteína era proveniente do bacalhau. Em ambas as dietas, 80 a 90% da energia provinha da proteína.

Na tabela abaixo, CP representa a dieta do bacalhau. BPVEM é a abreviatura para a outra dieta, em que as fontes de proteína eram o bife, porco, ovos, leite e derivados de leite. Como pode ver, a dieta CP, baixou a concentração do CRP

Tabela 1

De acordo com os canadianos, a redução que mediram é relevante.

A redução no hsCRP foi semelhante á observada com thiazolidinediones, terapia com estatinas, ou intervenções no estilo de vida, sendo que está provado que todos eles diminuem a probabilidade de desenvolvimento da diabetes tipo 2 e/ou doenças cardiovasculares.

Os voluntários do teste também perderam um kg de peso, tanto na dieta CP como na BPVEM. Como os voluntários eram obesos, isso equivale a 1% do seu peso corporal. O efeito na redução de peso é provavelmente devido ao efeito da proteína.

Numa dieta ocidental normal, apenas cerca de 15% da energia é proveniente da proteína. Os voluntários do estudo seguiam então, uma dieta moderada/baixa em proteína. Existem cada vez mais nutricionistas convencidos de que uma dieta rica em proteína causa perda de peso.

Os canadianos acreditam que o efeito anti-inflamatório da dieta-CP, se deva ao aminoácido Taurina. A taurina está presente em quantidades relativamente grandes na proteína de peixe [Não, não é apenas no bacalhau]. A Taurina é anti-inflamatória. Neste caso, provavelmente, os ácidos gordos não terão tido importância.

Os investigadores já descobriram que uma dieta rica em proteína de bacalhau mantém melhor a absorção de glucose por parte das células musculares do que uma dieta baseada noutras proteínas. O efeito também pode ter algo a ver com a inibição de proteínas inflamatórias, as proteínas inflamatórias reduzem a sensibilidade das células musculares á insulina.

A relevância da investigação para os culturistas, é óbvia, é uma boa maneira de os atletas que pretendem consumir grandes quantidades de proteína, o poderem fazer de uma forma saudável.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.