Uma alimentação saudável potencia uma mente positiva

Uma alimentação saudável potencia uma mente positiva

Pode parecer exagero sugerir que existem alimentos que aumentam a sua confiança, enquanto outros o podem deitar abaixo, mas sentir-se bem acerca de si mesmo é mais do que apenas a aparência exterior.

Uma recente pesquisa realizada pela “The Mood and Food Project” descobriu que mudanças na dieta foram benéficas para 80% dos 200 indivíduos recrutados, experimentando melhorias substanciais no humor e na auto-estima.

Desses 80%, mais de 80% dos participantes descobriram que cortar no açúcar impulsionou a sua confiança e bem-estar, enquanto 79% acharam o mesmo em relação à redução do consumo de cafeína *.

Sinta-se fantástico com as gorduras: Evitar todos os tipos de gordura – numa dieta baixa gordura, por exemplo – pode conduzir à ansiedade, depressão e a outros problemas de saúde mental. As gorduras polinsaturadas ‘ómega 3’ e estão presentes a níveis particularmente elevados em peixes oleosos e frutos secos.

Pensamento positivo com a proteína: Alguns aminoácidos presentes nas proteínas têm um efeito directo sobre a nossa química cerebral. O aminoácido”triptofano” em particular, é convertido pelo organismo em serotonina – um químico cerebral que eleva a boa disposição e auto-estima.

O triptofano é o ingrediente activo nos suplementos 5-http, e o peru e nozes também são fontes ricas em tripyófano. As bananas e abacates também fornecem boas quantidades de triptófano.

Visionário com as vitaminas: Vitaminas e minerais específicos são essenciais para a saúde emocional e mental. Por exemplo, a conversão do triptofano é assistida por vários nutrientes “co-factores”, tais como; a vitamina C encontrada no agrião, ácido fólico encontrado no abacate, alface e nozes; vitamina B6 encontrada na banana e sementes de girassol; biotina encontrada nos peixes gordos e frutas; e zinco encontrado na aveia e sardinhas. Se acha que pode ser deficiente em qualquer um destes nutrientes, então está na altura de prestar mais atenção à sua dieta.

Confiança com os hidratos de carbono: A absorção do triptofano pelo corpo é bastante potenciada pela ingestão de carboidratos. Embora, a redução de ingestão de carboidratos ajude a evitar a montanha-russa dos níveis de energia e as mudanças na disposição psicológica associadas com grandes flutuações nos níveis de glicose no sangue.

Referência!

Avatar

Siga-nos através das redes sociais.