Um Ingrediente das pimentas ajuda a perder gordura

Os cientistas estão a transmitir novas provas de que a capsaicina, a substância que dá o seu sabor forte às pimentas, pode causar perda de peso e ajudar a impedir o acúmulo de gordura, desencadeando algumas mudanças benéficas de certas proteínas no corpo.

O estudo, que poderia levar a novos tratamentos para obesidade, aparece no jornal mensal da ACS of Proteome Research.

Yun Jong Won e seus colegas destacam que a obesidade é uma ameaça à saúde pública mundial, e está associada a diabetes, pressão alta, doenças cardíacas e outros problemas de saúde. Os estudos de laboratório sugeriram que a capsaicina pode ajudar a combater a obesidade, diminuindo a ingestão de calorias, diminuindo a quantidade de tecido adiposo e reduzindo os níveis de gordura no sangue. No entanto, ninguém sabe exactamente como é que a capsaicina pode desencadear esses efeitos benéficos.

Num esforço para descobrir o mecanismo, os cientistas alimentaram ratos de laboratórios usados para o estudo da obesidade, com dietas ricas em gordura, com ou sem a capsaicina. Os ratos tratados com capsaicina perderam 8 por cento do seu peso corporal e apresentaram alterações nos níveis de pelo menos 20 proteínas chaves encontradas na gordura. As proteínas alteradas trabalham no sentido de desintegrar gorduras.

Os cientistas afirmaram:

“Estas mudanças trazem novas ideias valiosas sobre o mecanismo molecular do efeito anti-obesidade da capsaicina.”

Fonte!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário