Este é um exemplo de treino para atletas de musculação (fisiculturistas) de nível bastante avançado e que contam já com um número considerável de anos de treino.
Pressupõe-se também que o atleta já tem uma boa capacidade de recuperação física e que tolera bem um elevado volume de treino, ou seja é capaz de realizar um elevado número de exercícios e de séries sem entrar em excesso de treino.
O objetivo deste treino é proporcionar um estímulo o mais completo possível, trabalhando os vários grupos musculares a partir do maior número de ângulos possível.
Treino para hipertrofia avançado
Segunda-feira (Peitoral)
Terça-feira (Dorsais)
Puxada na frente com polia alta em supinação
Pullover na polia alta com barra
Encolhimentos de ombros com halteres
Quarta-feira (Pernas)
Elevações de pernas tipo burro
Elevações de gémeos sentado (Opcional)
Quinta-feira (Ombros)
Press militar com barra à nuca
Elevações laterais com halteres
Elevações frontais com halteres
Elevações posteriores com halteres deitado
Flexão do quadril suspenso em barra fixa
Sexta-feira (Tríceps, Bíceps, Antebraços)
Extensões de tríceps em banco inclinado
Curl de concentração com halter
Clique aqui para fazer download deste programa de treino em formato PDF.
Características do programa de treino
Antes de começar o treino deverá realizar o aquecimento adequando, executando 12 minutos de cardio a um nível moderado, de preferência numa máquina cardiovascular de baixo impacto ou realizando caminhadas por exemplo.
Posteriormente, antes de iniciar o primeiro exercício para cada grupo muscular, deverá realizar pelo menos 2 séries de aquecimento com pesos ligeiros, por exemplo com 30 e 40% de 1 repetição máxima. Desta forma irá preparar e aquecer o sistema músculo-esquelético para as séries mais pesadas que irá realizar a seguir.
Número de séries: Neste programa deverá realizar 3 séries por exercício. Caso tenha ainda pouca capacidade de recuperação ou pouco tempo disponível para treinar, poderá diminuir o número de séries para 2.
Tempo de descanso: para melhores resultados deverá descansar durante 3 minutos entre séries.
Número de repetições: Deverá realizar entre 6 a 12 repetições por exercício, até à falha.
Nos dias sem treinos com pesos (sábado e domingo), poderá incluir algum treino cardiovascular moderado, mas evite realizar sessões com mais de 30 minutos de duração.
Evite realizar muito treino cardiovascular, já que está comprovado que pode interferir e diminuir os ganhos de massa muscular que poderia obter com este programa de treino.
É extremamente importante que este programa de treino seja acompanhado pela dieta certa. Isto é o praticante de musculação deverá ingerir uma dieta ligeiramente hipercalórica, com pelo menos 200 a 300 calorias acima dos valores calóricos de manutenção e uma quantidade moderada a alta de proteína, com no mínimo 1,2 gramas de proteína por kg de peso corporal por dia.
Para melhores repartir as calorias e macros totais a ingerir por dia por várias refeições por dia. Se possível deverá realizar uma refeição a cada 3 horas.