Treino de pernas de Tom Platz

Tom Platz foi um dos fisiculturistas mais famosos de sempre e era especialmente conhecido pelo desenvolvimento notável das suas pernas.

Este fisioculturista esteve no seu melhor no Mr. Olympia de 1981, onde ficou em terceiro lugar, mas desde essa altura, nenhum fisioculturista conseguiu criar um par de pernas tão massivas e definidas como as Tom Platz.

Tom era conhecido pela sua intensidade brutal com que realizava os seus treinos. Ele afirmou que realizou oito repetições de agachamento com 288 kg e 52 repetições com 158 kg enquanto pesava menos de 104 kg.

Em numerosas ocasiões ele agachou durante 10 minutos seguidos com 102 kg, realizando mais de 100 repetições.

Isto poderia parecer um exagero, mas como testemunho da sua intensidade brutal de treino, pode ver o vídeo abaixo, gravado em 1992 que mostra Tom a realizar 23 repetições de agachamento com 224 kg  com os quadris a descerem abaixo da paralela.

Não se pode negar que Tom Platz tinha uma certa predisposição genética para desenvolver pernas musculosas. Mas foi a intensidade brutal dos seus treinos que lhe permitiu esticar ao máximo os limites do seu potencial.

Quanto mais duro melhor

Tom PlatzO princípio de treino de Platz era simples: quanto mais duro e intenso, melhor. Ele gostava de fazer agachamentos com 102 kg durante dez minutos seguidos.

Era esse o seu estilo de treino e a razão pela qual ele criou quadris tão massivos e definidos. O volume de treino elevado foi sempre uma constante para Platz.

Os exercícios mesa flexora e a cadeira extensora por vezes eram realizados com 60 repetições por série… sim, séries de 60 repetições… A congestão muscular devia ser brutal.

Regras de tom para realizar o agachamento

  • Alongue muito bem os quadríceps e isquiotibiais antes de começar.
  • Desça lentamente abaixo da paralela.
  • Dê tudo o que tem em cada série.

Programa de treino de pernas de Tom Platz

Descrição visual Exercício Nº Séries Nº de repetições
Agachamento Agachamento 8-12 5-20
hack squat | Agachamento hack Agachamento hack 5 10-15
Cadeira extensora Cadeira extensora 5-8 10-15
Mesa flexora Mesa flexora 6-10 10-15
Panturrilha em pé Panturrilha em pé 3-4 10-15
Panturrilha sentado Panturrilha sentado 3-4 10-15
Panturrilha máquina hack Panturrilha em máq. hack 3-4 10-15

Analisando o treino de pernas de Tom Platz, podemos verificar que ele realizava uma média de 21.5 séries para os quadríceps, 8 séries para os isquiotibiais e 10,5 para as panturrilhas. Isso dá 40 séries no total.

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.