Treino de musculação? Mas isso vai-me dar a aparência de um homem

Algumas mulheres ainda não conseguem suportar a ideia do treino de musculação, porque pensam que isso lhes irá dar uma aparência muito masculina e musculosa.

Cientistas de desporto da Universidade Estadual da Pensilvânia realizaram uma experiência em 2000 que mostrou que os seus medos são infundados.

Os pesquisadores recrutaram 31 mulheres saudáveis com idades entre os 24 e 32 anos para praticarem musculação durante seis meses. As mulheres faziam menos de uma hora de musculação seguido de meia hora de treino cardiovascular quatro vezes por semana. No quinto dia, as mulheres corriam durante uma hora.

Os pesquisadores fizeram exames para verem de que forma os corpos das mulheres mudavam, como resultado do programa. A tabela abaixo mostra as alterações na massa magra, e a tabela abaixo da primeira, mostra as alterações do tecido adiposo.

O treino de seis meses levou a um aumento na massa corporal magra de pouco mais de 2 por cento. A maior parte deste aumento ocorreu nas pernas, com menos desenvolvimento na parte superior do tronco e quase nenhum nos braços.

Tabela 1
Tabela 2

A alteração na quantidade de massa adiposa foi mais notória – houve uma redução de quase dez por cento. A maioria de gordura foi perdida nos braços e um pouco menos do tronco. Nenhuma gordura foi perdida nas pernas.

Para entender os números, teremos de olhar para a tabela abaixo, que compara a composição corporal de homens adultos com mulheres adultas, que não praticavam musculação.

Tabela 3

As mulheres têm uma média de 43 kg de massa corporal magra e os homens 63 kg. As mulheres têm uma média de 25 kg de gordura e os 15 homens kg.

Se as mulheres fossem adquirir a mesma composição corporal dos homens teriam que perder 40 por cento da sua massa adiposa. Se você puder perder 10 por cento da sua gordura em seis meses, então isso seria possível.

Se as mesmas mulheres também pretendessem ganhar a mesma quantidade de massa muscular que os homens, elas teriam que aumentar a sua massa corporal magra, por 147 por cento. Mas se você só ganha 2,2 por cento após seis meses de treino duro, então sabe que isso irá ser impossível.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário