Treino de Musculação Caseiro [Sem Equipamento]

Caso esteja impossibilitado de frequentar um qualquer ginásio devidamente apetrechado de equipamentos de musculação, fique a saber que é perfeitamente possível realizar treinos produtivos no conforto do lar, mesmo que não disponha de qualquer tipo de equipamento de treino. Para o efeito, apenas irá precisar de uma mente aberta, alguma disciplina e preserverância.

Alguns trabalhos sugerem mesmo que a realização de determinados exercícios, que apenas envolvem o próprio peso corporal, como as flexões de tronco, proporciona ganhos de força e de massa muscular equiparáveis aos do exercício supino, mesmo em indivíduos com mais de um ano de experiência de treino resistido.1

Exercícios calisténicos clássicos como as flexões de tronco, também permitem algum ajuste da intensidade com que são realizados; desde flexões com os joelhos apoiados no chão, até às flexões com os pés elevados numa plataforma e com algum peso adicional nas costas. Neste exercício em concreto, é perfeitamente possível aplicar o princípio da sobrecarga progressiva, efetuando ligeiras alterações na forma como este é executado.

Isto significa que os exercícios calisténicos, realizados em casa, podem não só ajudar a manter a forma física adquirida em ginásios comerciais, mas também ampliar ainda mais a sua força e promover a hipertrofia muscular.

Para além dos numerosos benefícios que o treino de musculação proporciona, tais como a melhoria da saúde mental, existe também evidência de que o exercício tem a vantagem adicional de melhorar a imunocompetência ao longo da vida.2

Mais abaixo poderá visualizar uma série de exercícios, que não requerem equipamento, que permitem trabalhar os grandes grupos musculares, e que poderá realizar em praticamente  qualquer local, incluindo em casa, e sem qualquer custo monetário.

Note que este artigo apenas descreve alguns exercícios que poderão ser englobados num plano de treino. O ideal será obter um plano de treino personalizado, ajustado às suas características e objetivos, e prescrito por um profissional com formação superior em educação física.

Avatar

Siga-nos através das redes sociais.