Suplementos para elevação da testosterona – Os Factos

Os suplementos para elevação da testosterona tornaram-se, recentemente, uma categoria muito popular na indústria dos suplementos. No entanto, este artigo, não será sobre a hormona em si, mas sim para discutir os variados produtos e fórmulas que afirmam eleva-la.

Uns poucos ingredientes presentes nestas fórmulas mostraram, através de pesquisas algo dúbias, na melhor das hipóteses, terem um pequeno impacto na produção de testosterona, e a grande maioria não tem qualquer tipo de estudo, ou os estudos provaram que não tem qualquer efeito.

Basicamente, esta categoria de suplementos, contem ingredientes que:

• Não possuem estudos científicos
• Os estudos existentes são de fraca qualidade ou retirados do seu contexto
• As doses usadas nas fórmulas estão muito abaixo daquelas que nos estudos foram eficazes

Evidentemente, esta lista acima, pode e aplica-se, a varias outras categorias na indústria de nutrição desportiva, mas a categoria em análise, revela-se uma das piores neste campo.
Partindo do princípio que estes suplementos têm algum efeito na produção de testosterona, existem alguns aspectos a considerar.

Conceitos fisiológicos

Imaginemos que toma uma pequena quantidade de testosterona, diga-mos, 25mg por semana de enantato de testosterona, os seus níveis irão subir ligeiramente durante um período de tempo? Sim. A massa muscular ou a força irá aumentar? Não. Qualquer pessoa que tenha algum conhecimento, saberá que existe um limite mínimo para a dose que se irá traduzir em mudanças corporais.
Uma coisa é provar que um dito ingrediente ou fórmula tem algum efeito na produção de testosterona, que provavelmente não terá, outra coisa totalmente diferente é provar que realmente tem algum efeito na composição corporal, seja em força ou massa muscular.

Qualquer pessoa que alguma vez tenha usado testosterona, seja em que ester, sabe que existe uma dose mínima para provocar efeitos no corpo, normalmente por volta dos 200mg por semana.
Após tudo isto, acha que estas fórmulas, que tendem a ter poucos dados sólidos, vai ter o mesmo efeito que 200mg por semana de testosterona? O som de carros desportivos aumenta os níveis de testosterona. Acha que ouvir o som de um Maserati ou Ferrai antes de entrar no ginásio vai resultar em mais massa muscular?

Fonte!

Avatar

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.