O suplemento Xpand funciona?

Xpand funcionaOs praticantes de musculação têm à sua disposição um incontável número de suplementos diferentes, mas estima-se que apenas uma pequena parte deles funcionem e até hoje poucos foram testados em estudos controlados.

Entre os suplementos que já foram alvo de estudo encontramos o Xpand® 2X da marca Dymatize. Trata-se de um suplemento do tipo pré-treino, que contém uma mistura de vários ingredientes, incluindo BCAAs, monohidrato de creatina, vitaminas do grupo B, L-Alanyl-L-Glutamina (um dipeptídeo de Glutamina e Alanina), Agmatine, Creatinol-O-Fosfato, glucuronolactona, cafeína, taurina e nitrato proveniente de extratos de romã e de beterraba.

O suplemento Xpand funciona?

Os investigadores que conduziram este estudo pretenderam determinar se o suplemento Xpand promove a hipertrofia muscular e o aumento da força em praticantes de musculação com pelo menos 1 ano de experiência de treino.

Para esse efeito, eles recrutaram 20 jovens com a idade média de 21 anos e dividiram-nos de forma aleatória em dois grupos.

  • Um grupo ingeriu o suplemento Xpand, 30 minutos antes do início dos treinos com pesos.
  • O outro grupo ingeriu um “placebo”, sem calorias mas com o mesmo peso, volume, cor e sabor que o suplemento Xpand.

Nos dias em que não treinaram, os voluntários ingeriram o suplemento repartido em três doses iguais, em três refeições; café-da-manhã, almoço e jantar.Dymatize Xpand 2X

Todos os voluntários seguiram o mesmo programa de treino, que incluía três sessões semanais, durante 8 semanas e consistiu em exercícios de musculação clássicos, tais como o Leg Press, supino reto e remo inclinado.

O programa, de periodização não-linear, foi dividido em:

  • 2 dias de treino de hipertrofia (Segunda e Quarta) que consistiram em 3 séries de 8-12 repetições máximas, com 6-120 segundos de descanso entre séries.
  • 1 dia de treino de força (Sexta) que consistiu em 3 séries de 2 a 5 repetições máximas para todos os exercícios, exceto para o Leg Press e o Supino Reto, que “exigiram” 5 séries no total.

Programa de treino

Segunda – HipertrofiaQuarta – HipertrofiaSexta – Força
 Pernas, Peitoral e TrícepsCostas, Bíceps e DeltoidesPernas, Peitoral e Tríceps
6-15 reps x 3 séries 6-15 reps x 3 séries 2-5 reps x 3 séries
Leg Press Elevações na barra fixa Leg Press (5 séries)
Mesa Flexora Remada inclinado Supino reto (5 séries)
Cadeira extensora Encolhimentos Cadeira extensora
 Hiperextensões Desenvolvimento Supino pega fechada
 Supino reto Elevação lateral
 Supino incl. c/halteres Crucifixo reverso
 Supino pega fechada Rosca direta
 Tríceps na polia alta

Os investigadores também aplicaram o princípio da sobrecarga progressiva e aumentaram progressivamente o peso levantado pelos voluntários em 2-5%, sempre que estes já conseguiam realizar o número de repetições prescritas.

Duas semanas antes e ao longo do estudo, os voluntários foram colocados num regime alimentar prescrito por um nutricionista desportivo e que continha 25% de proteína, 50% de carboidratos e 25% de gordura.

Resultados

Como pode ver nas tabelas abaixo, os voluntários que receberam  suplemento Xpand obtiveram resultados bem mais relevantes em termos de aumento da massa muscular e da força.

PlaceboXpand® 2X
Espessura Quadríceps +4,5% +11,8%
Massa Corporal Magra +3,6% +7,8%
Força no Supino Reto +9,6% +18,4%

Xpand suplemento

Os investigadores deste estudo concluíram:

Os resultados colectivos da nossa investigação indicam que a suplementação com Xpand® 2X resulta num aumento significativo da força do supino reto, hipertrofia e massa corporal magra em homens com experiência de treino com pesos.

Portanto, personal trainers, treinadores e atletas poderão aumentar os benefícios dos seus treinos através da suplementação com Xpand® 2X antes de se exercitarem.

Conclusão

Tendo em conta os resultados, podemos concluir que o suplemento Xpand é uma boa opção para aqueles que pretendem obter maiores aumentos de força e de massa muscular, num menor período de tempo.

Este estudo também é interessante porque, apesar de dois dos investigadores que participaram nele estarem associados à Dymatize®, a empresa que produz este suplemento, sugere-nos uma estratégia de treino, de alimentação e de suplementação baseada em evidência científica, que pode proporcionar resultados notórios.

Dito isto, é perfeitamente possível que os leitores que sigam esta mesma estratégia também possam obter bons ganhos de força e um aumento relevante da hipertrofia muscular.

Referência!