Supino “Kaatsu”: Mais peitoral com menos peso

Se reduzir o fornecimento de sangue para os seus braços com cintos e depois executar o supino com pesos mínimos, poderá desenvolver uma quantidade considerável de força e massa muscular. Isto segundo investigadores da Universidade de Tóquio, que realizaram experiências com 10 homens jovens.

No Japão o Kaatsu é bem conhecido. Lojas de desporto no Japão vendem cintos Kaatsu e fatos Kaatsu [ver foto] e o treino Kaatsu é a moda actual dos centros desportivos e health clubs. [Sakuraseitaiin.com] Se está a pensar em começar a treinar em Kubira: a primeira aula de kaatsu é gratuita. [Kubira.com]

O Kaatsu é basicamente, treino de musculação realizado com restrição do fornecimento de sangue aos músculos. Os pesquisadores ainda não sabem ao certo como funciona, mas o treino kaatsu de baixa intensidade, proporciona um grande estímulo anabólico.

Caminhe a um ritmo acelerado usando o método Kaatsu e irá desenvolver músculos mais fortes nas pernas, ao passo que se você fizer o mesmo, sem restringir o fornecimento de sangue, não irá desenvolver nenhuma massa muscular de todo. E o mesmo se aplica em relação ao treino de musculação com pouco peso.

Até agora, os cientistas estudaram os efeitos do treino Kaatsu em grupos musculares que podem ser restringidos com cintos, como os músculos dos gémeos e os músculos da parte superior da perna. Mas o que acontece se os músculos dos braços dos voluntários estiverem restringidos, e em seguida, executarem o supino? Será que só os seus tríceps é que irão ficar maiores e mais fortes? Ou será que o peitoral também irá beneficiar com o efeito Kaatsu, mesmo que não o consiga restringir? Essa é a pergunta à qual esses pesquisadores procuraram resposta.

Os investigadores colocaram cinco homens com idades entre os 23 e 38, a fazer supino durante duas semanas com cintos ao redor dos músculos dos braços. Um grupo similar realizou um treino de musculação convencional. Os indivíduos treinaram seis dias por semana e realizaram duas sessões de treino de supino todos os dias: uma sessão pela manhã e outra à tarde. Em cada sessão os homens realizaram 3 séries com 30 por cento do peso com que eles só poderiam realizar uma repetição [1RM]. Eles executaram 30 repetições na primeira série, seguido de duas séries de 15 repetições.

As figuras abaixo mostram os resultados dos exames. Eles registaram um aumento de 8 e 16 por cento da massa muscular do tríceps braquial e peitoral maior, respectivamente, no grupo Kaatsu [círculos pretos]. O aumento de massa muscular no grupo de controlo foi nulo.

Tabela 1 e 2

O peso com que os indivíduos do teste conseguiam realizar apenas uma repetição no supino aumentou em 6 por cento no grupo Kaatsu. No grupo controle houve uma diminuição de 2 por cento.

Tabela 3

O nível da hormona de crescimento subiu no grupo Kaatsu.

Tabela 3

Os pesquisadores concluíram:

Aparentemente, o efeito do treino Kaatsu difunde-se a partir do grupo muscular restrito a um outro ou a outros grupos que não se encontram restritos.

No entanto, eles não sabem através de que mecanismo é que isso acontece. Lendo nas entrelinhas está claro que eles não acreditam que isso é causado pelo aumento dos níveis de hormona de crescimento. O mecanismo por trás dos efeitos do treino Kaatsu, permanece um mistério.

Referência! 

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário

Siga-nos por Email
RSS
Instagram