Stack de CLA e L-arginina: Mais musculo, menos gordura

Combinar CLA com L-arginina  pode ser uma maneira mais rápida de construir músculo. Atenção que a pesquisa foi feita em ratos, no entanto é algo a ter em conta.

Vamos refrescar a memória: CLA, ou ácido Linoleico conjugado, é a mistura de duas gorduras insaturadas encontradas em produtos animais. CLA aumenta a queima de gordura. Os estudos mostram q funciona, e provavelmente ao fim de um ano de toma, possam sentir alguns kilos de diferença.

A L-Arginina é um aminoácido que também é muito importante na queima de gordura. Quando tomado como suplemento as células musculares tornan-se mais sensiveis aos estimulos. Por exemplo o receptor androgeno funciona melhor se quantidades suficientes de Óxido Nítrico, metabólito da arginina, estiverem presentes nas células musculares.

O estudo consistiu na administração, a metade dos ratos, de mais 1.25% de L-arginina na dieta durante 5 semanas. Á outra metade foi dado um aminoácido que não interferiss eno estudo. Essa metade foi novamente dividida em 2 grupos, um deles foi aumentado em 1.5% de quantidade de CLA enquanto os restantes foi administrado um óleo que não influenciasse os resultados. Então existem 4 sub grupos.

A tabela abaixo mostra as alterações nos testes após 5 semanas.

Tabela 1

Os efeitos emagrecedores do CLA e da L-arginina complementam-se mas não aumentam a eficácia um do outro. Ou seja, apesar de funcionarem bem, não funcionam melhor, logo não existe sinergia entre eles.

Mas no entanto os cientistas repararam que a massa muscular dos ratos aumentou consideravelmente. É possível observar se olharmos para o peso da carcaça dos ratos.Os melhores resultados foram nos ratos que ingeriram CLA e L-arginina. “Concluímos que a arginina em conjunto com o CLA aumenta a capacidade de criar massa muscular”, escrevem os cientistas.

A produção de glutamina diminui no tecido muscular dos ratos. Segundo os cientistas, isto é um facto que mostra que o cocktail de CLA e arginina leva ao crescimento muscular: esta combinação leva a uma melhor utilização dos aminoácidos. Assim podem concluir que exista alguma sinergia entre eles.

Referência!

Avatar

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.