Salada de batata-roxa

Não há dúvida nenhuma de que tanto a batata-doce comum como a batata-roxa de Okinawa, são deliciosas quando servidas cozidas e cobertas com manteiga.

Mas este não é o único método de preparação que traz ao de cima o melhor da batata-doce.

Fervidas, arrefecidas e depois com maionese caseira, faz-se uma salada de batatas com o equilíbrio perfeito entre o doce, salgado e se quiser, sabor picante.

Uma leve camada de maionese caseira e um pouco de picles picados, pimenta-jalapeno e / ou cebolinha é tudo o que precisa para fazer esta saborosa salada de batata. Se adicionar demasiados ingredientes na tigela, corre o risco de sobrecarregar o seu paladar.

Lembre-se que a batata-doce tem muito mais sabor do que a comum batata branca. No caso de não querer correr o risco de usar maionese com ovo cru, então simplesmente condimente a salada de batata com azeite, vinagre e sal marinho. É simplesmente delicioso.

Poderá servir esta salada de batata doce com um pedaço de carne salgada, como um bife grelhado.

Dose: Aproximadamente 6 pessoas.

Ingredientes

  • 4 batatas doces roxas de Okinawa* grandes ou batata doce comum
  • ¼ copo de maionese caseira (ver abaixo)

Um ou mais dos seguintes:

  • 2 picles, picados em cortes finos
  • 1 pimenta-jalapeno, picada em cortes finos
  • 1 colher de sopa de cebolinha picada em cortes finos

* Na maioria das vezes só é possível encontrar as batatas roxas de okinawa em mercados asiáticos.

Maionese caseira

  • Uma gema de ovo, à temperatura ambiente
  • 2 colheres de chá de vinagre de vinho branco
  • 1 colher de chá de mostarda
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de água fria
  • 3/4 chávena de azeite

Instruções

Descasque as batatas. Corte as batatas em pedaços pequenos que sejam do mesmo tamanho. Uma vez que o sabor é muito doce e a textura é rica, os pedaços mais pequenos têm tendência a ter um sabor melhor na salada de batata.

Salada de batata-roxa Coloque uma panela de água levemente salgada a ferver, adicione as batatas. Ferva até que um garfo atravesse as batatas com facilidade. A quantidade de tempo pode variar dependendo do tamanho dos pedaços de batatas, mas irá demorar provavelmente entre 10 a 25 minutos.

Escorra a água e deixe as batatas arrefecer completamente.

Para fazer a maionese, misture a gema de ovo, vinagre, mostarda, sal e água à mão até espumar, durante cerca de 1 minuto.

Salada de batata-roxa Continue a mexer enquanto vai adicionando o azeite de forma muito, muito lenta. Uma vez que a maionese comece a engrossar, pode adicionar o azeite restante de uma forma um pouco mais rápida, continuando sempre a bater. A maionese estará feita quando todo o azeite tiver sido misturado e a sua consistência for bastante espessa.

Salada de batata-roxa De uma forma delicada, misture 1/4 de chávena de maionese com as batatas. Se preferir, pode usar uma quantidade maior, mas comece com esta quantidade e, em seguida, acrescente mais ao seu gosto. Pode guardar a maionese que restar no frigorífico durante 3 dias.

Adicione sal e pimenta à salada de batata a gosto. Em seguida, misture os outros sabores, como desejar, começando com os dois picles, 1 pimenta-jalapeno e/ou 1 colher de sopa de cebolinha, todos picados em cortes finos.Salada de batata-roxa

É possível adicionar outros ingredientes a esta salada de batata, incluindo pedaços de bacon, cebola vermelha picada e ovo cozido.Salada de batata-roxa

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.