Queime mais gordura durante vários dias com apenas 15 minutos de musculação

Se quer perder peso, mas não gosta de praticar desporto, assegure-se apenas de levar o seu corpo ao ginásio algumas vezes por semana.

Tudo o que precisa de fazer é 15 minutos de musculação para elevar o seu gasto de energia durante três dias. E se não acreditar em nós, acredite nos cientistas de desporto da Universidade de Illinois do sul, cujo estudo será publicado em breve no European Journal of Applied Physiology.

O treino de musculação é uma arma subestimada, mas eficiente contra a obesidade. A longo prazo, a musculação, é a melhor coisa que pode fazer para manter baixa a sua percentagem de massa gorda. Cada quilograma de músculo que adquirir, irá aumentar o seu gasto calórico diário por 70 kcal.

Mas a longo prazo, existe outro efeito a ter em conta, O treino de musculação requer energia. Durante a sessão de treino, queima algumas centenas de calorias. Mas a recuperação pós treino do seu corpo também requer energia.

Sim, estamos de novo a falar do EPOC: O aumento do gasto de energia após uma sessão intensa de treino.

Neste estudo, os investigadores colocaram 8 pessoas com excesso de peso, com cerca de 20 anos – com uma percentagem média de gordura, de 19.1% – a realizarem 2 sessões de treino de musculação. Em ambas as sessões, os indivíduos treinaram o corpo completo, com exercícios básicos como a prensa de pernas, supino, puxada para dorsais, press de ombros, elevações de gémeos, flexões de pernas, extensões de triceps, crunches e hiperextensões.

Em ambas as ocasiões, os voluntários utilizaram um peso com que podiam facilmente realizar 10 repetições. Ambas as sessões foram realizadas em forma de circuito, o que significa que os voluntários executaram os exercícios com intervalos curtos, com apenas 30 segundos de descanso entre séries.

A diferença entre as das sessões foi o número de séries. Numa sessão os voluntários realizaram 1 série, completando o circuito em 15 minutos. Para a outra sessão, realizaram 3 séries, o que demorou 20 minutos do seu tempo.

Mas para as primeiras 72 horas após, não fez diferença em termos de dispêndio de energia, se fizeram 1 ou 3 séries, como mostra a figura abaixo.

Tabela 1

Uma estimativa conservadora do aumento do dispêndio energético como resultado da sessão de treino, é um total de 200 kcal no final de 3 dias. Se treinar duas vezes por semana, iria queimar mais de 4 kgs extra de gordura no período de um ano,

Os investigadores concluíram:

O protocolo de treino de musculação de 1 série, pode providenciar uma alternativa atraente ao treino aeróbico ou programas de treino de musculação que incluem séries múltiplas, devido ao menor tempo necessário.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.