Quantas calorias o musculo gasta na realidade?

O efeito metabólico da adição de massa muscular, é mal entendido e bastante exagerado. A maioria dos profissionais do fitness, dir-lhe-ão que cada quilo de músculo queima 80 a 100 calorias extra por dia, o que não é verdade.

O número real é cerca de 13 calorias. Por isso, se ganhar 5 quilos de músculo, e está a “queimar” 65 calorias extra por dia… que importa? Isso é apenas um pequeno pedaço de uma refeição.

As células adiposas também são mal compreendidas, a maioria das pessoas pensa nelas como sendo um tipo de tecido inerte, mas na realidade, “queimam” cerca de 4,5 calorias por quilo através da produção de adipokinas e realizando várias outras tarefas. Portanto, o tecido muscular é apenas 3x mais metabolicamente ativo que a gordura.

Não é uma diferença assim tão grande. E se perder 5 quilos de gordura e os substituir por 5 de músculo, esse aumento de 65 calorias baixa agora para cerca de 42.5 calorias extra queimadas por dia, devido ao declínio metabólico causado pela perda de células adiposas.

Isso não significa que adicionar massa muscular não o vá ajudar a ficar mais em forma, apenas o faz também através de um mecanismo diferente da queima de calorias, que é a repartição de nutrientes.

Então, quando come, está basicamente a orientar os alimentos que ingeriu para a massa muscular limpa e a desviá-los do tecido adiposo. E, tal como muitos de vós devem saber, essa é uma das formas através do qual funcionam os EA´s.

Um novo estudo verificou a veracidade dos dados sobre este tema através de novos métodos de teste. Esta investigação, publicada no The American Journal of Clinical Nutritio, afirmou que os dados anteriores em relação às calorias queimadas pelos vários tecidos e órgãos, sumarizados abaixo, listados em calorias queimadas por quilo/por dia.

Isto não é novidade, é apenas a confirmação de algo que já sabíamos há muito tempo. A verdadeira questão é, quando irão os profissionais da indústria do fitness, desporto, média e o público em geral aceitar finalmente esta informação?

Os novos dados expostos por este estudo, demonstram que as que se exagera o nível de declínio da quantidade de calorias gastas por pessoas com mais de 50 anos. Embora estatisticamente significativos, os números não significam realmente nada, já que as diferenças são muito pequenas.

Calorias “queimadas” por quilo, por dia:

Fígado200 (+50 anos = 194 Kcal)
Cérebro240 (>50 – 233)
Coração440 (>50 – 426)
Rins440 (>50 – 426)
Músculo esquelético13 (>50 – 12,6)
Tecido adiposo4,5 (>50 – 4,4)
Restantes tecidos12 (>50 – 11,6)

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário

Siga-nos por Email
RSS
Instagram