O pullover é um bom exercício para o peitoral?

pullover bom exercícioExiste uma grande variedade de exercícios que podemos utilizar para trabalhar o músculo peitoral, mas será que o pullover é um exercício eficiente para trabalhar este grupo muscular?

Para tentar responder a esta questão foi conduzido um estudo no qual se comparou a atividade EMG do músculo peitoral e de outros grupos musculares, nos exercícios supino horizontal e pullover com barra.

Métodos:

No estudo participaram 12 indivíduos com cerca de 24 anos e pelo menos 1 ano de experiência de treino com pesos.

Foram realizadas 2 sessões de testes durante as quais os participantes foram aleatoriamente colocados a realizar 12 repetições (70% de 1RM) de dois exercícios (supino horizontal e pullover com barra) nas diferentes sessões.

Os investigadores registaram e compararam os níveis de ativação EMG na porção clavicular do peitoral maior, porção esternal do peitoral maior, porção longa do tríceps, deltoide anterior, deltoide posterior e latíssimo do dorso, nos dois exercícios.

Resultados:

A atividade EMG em ambas as porções clavicular e esternal do músculo peitoral maior foi significativamente superior com o exercício supino com barra do que com o exercício pullover, tal como pode ver abaixo.Peitoral EMG

Relativamente aos deltoides, o supino gerou uma atividade EMG muito mais elevada na porção anterior, com valores quase idênticos na porção posterior.Deltoides anterior e posterior EMG

Na tabela abaixo vemos que o pullover com barra poderá, na verdade, se um bom exercício para trabalhar os tríceps, pois proporcionou um estímulo notoriamente mais elevado do que o supino com barra.

EMG tríceps e latissimus dorsi

Por último, na tabela acima também verificamos que o pullover proporciona um maior estímulo no músculo latíssimo do dorso (grande dorsal) do que o supino.

Os investigadores concluíram:

Os resultados deste estudo sugerem que o exercício pullover com barra não pode ser indicado como um exercício para os músculos da parte superior e frontal do corpo, e que o exercício supino horizontal é o mais indicado para o treino e desenvolvimento da musculatura desta região corporal.

Referência!