A proteína whey fortalece os tendões

O consumo de proteína whey está associado a vários efeitos benéficos para saúde e na melhoria da composição corporal, mas para além desses podemos agora somar mais um benefício para a saúde.

A proteína whey pode fortalecer os tendões, sobretudo os que rodeiam a articulação do joelho.

Se está interessado em fortalecer os ligamentos dos seus joelhos, ou tendões patelares, então estará provavelmente interessado num artigo que os cientistas de desporto dinamarqueses publicaram recentemente no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports.

De acordo com este estudo, é possível fortalecer os seus ligamentos e tendões usando proteína whey durante os treinos.

Para a realização deste estudo, os investigadores recrutaram 22 homens ativos com a idade média de 24. Os voluntários treinaram os seus músculos das pernas numa máquina de extensões de pernas três vezes por semana durante um período de 12 semanas.

Eles realizaram movimentos concêntricos para treinar uma perna e movimentos excêntricos para treinar a outra.

11 voluntários ingeriram um batido que continha 19,5 gramas de whey hidrolisada e 19,5 gramas de carboidratos [WHD]; os restantes 11 beberam um batido que continha 39 gramas de carboidratos [PLA].

Antes e depois do período de treino os investigadores realizaram análises para medir a circunferência dos músculos e do tendão patelar das pernas treinadas. Este ligamento liga o osso do joelho ao osso da tíbia.

Tal como poderia esperar, a suplementação com proteína whey promoveu um maior crescimento dos músculos das pernas, mas a proteína whey também aumentou o tamanho dos ligamentos dos joelhos. O tipo de treino – excêntrico ou concêntrico, não foi um fator relevante.

A proteína whey fortalece os tendõesA proteína whey fortalece os tendõesPode ver acima a composição da proteína whey usada pelos cientistas. A proteína whey contém grandes quantidades de leucina, e esta também está presente na proteína whey usada no estudo.

Os investigadores suspeitam que a leucina é a razão pelo qual a whey ajudou a promover o crescimento do colagênio dos ligamentos dos joelhos. Estudos anteriores realizados em animais demonstraram que a leucina tem um efeito anabólico sobre o colagênio.

Os investigadores escreveram:

Isto poderia ter implicações clínicas importantes, uma vez que o aumento da hipertrofia dos tendões poderá reduzir o stress mecânico (e portanto também a tensão) nos tendões durante o exercício e potencialmente auxiliar na reabilitação dos tendões após uma lesão.

[box type=”like” size=”small” style=”rouded” border=”none” icon=”like”]Note que o fortalecimento dos tendões não é o único benefício que esta incrível fonte de proteína pode proporcionar. Veja outros benefícios no nosso artigo Os benefícios da proteína whey.[/box]

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.