A proteína whey aumenta a capacidade de resistência

Parece que podemos somar mais um benefício aos vários que já sabíamos que a proteína whey pode proporcionar àqueles que a ingerem de forma habitual.

A maioria dos praticantes de musculação e adeptos do fitness apenas sabem que a whey é uma de absorção rápida que promove a recuperação e a hipertrofia muscular, especialmente quando ingerida antes e após uma sessão de treino com pesos.

Agora foi também publicado há pouco tempo um estudo (realizado em animais) que sugere que a proteína whey também pode beneficiar os atletas de resistência.

Neste estudo, os investigadores reuniram 4 grupos de ratos:

  • O primeiro grupo de ratos não realizou qualquer tipo de exercício físico e recebeu uma ração normal.
  • Um segundo grupo também não realizou atividades físicas, mas recebeu uma porção diária de proteína whey, o equivalente a uma dose humana de 30-40 g.
  • Um terceiro grupo nadou todos os dias. Os investigadores aumentaram de forma gradual o período de tempo em que os ratos nadavam, de maneira que no final de 60 semanas os ratos foram capazes de nadar durante 60 minutos com um peso preso na cauda (ED).
  • Um quarto grupo de ratos nadou todos os dias e receberam uma porção diária de proteína whey 30 minutos após o exercício (ET+WP).

Força: Os ratos que receberam a proteína whey tornaram-se mais fortes. Os ratos do grupo ET+WP obtiveram um aumento da força de agarre nas patas após 6 semanas, tal como pode ver na figura abaixo.A proteína whey aumenta a força

Massa muscular e gordura: Seria de esperar que a suplementação com proteína whey também iria promover o aumento da massa muscular dos ratos mas isso não aconteceu.

A suplementação com whey não teve qualquer efeito na massa muscular, mas reduziu de forma considerável a quantidade de tecido adiposo.

Capacidade de resistência: Ainda mais convincente foi o efeito da proteína whey na capacidade de resistência dos ratos. O período de tempo até à exaustão duplicou nos ratos do grupo ET+WP.A proteína whey aumenta a capacidade de resistência

Os investigadores não encontraram nada de anormal nos tecidos musculares, órgãos ou no sangue dos ratos que receberam a whey. Por isso, o consumo de whey foi seguro.

Os investigadores afirmaram:

A suplementação com proteína whey aumentou a performance do exercício, a composição corporal e os valores bioquímicos em ratos e pode ser uma ajuda ergogénica eficiente na prática de exercício aeróbico.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário

Siga-nos por Email
RSS
Instagram