Proteína whey: As dúvidas mais frequentes

Leia este artigo para ficar melhor informado em relação a um dos suplementos mais populares do mercado: a proteína whey. Aprenda o que é, quais são os seus benefícios e se pode ser consumida pelos indivíduos intolerantes à lactose.

O que é a proteína whey?

A proteína whey é uma proteína “completa”, o que significa que contem todos os aminoácidos essenciais que o ser humano requer para a reparação e funcionamento adequado do corpo humano.

A proteína whey também é uma boa fonte de aminoácidos ramificados (L-Leucina, L-Isoleucina e L-Valina. Esta fonte de proteína de alta qualidade presente que está naturalmente no leite e que é vendida como suplemento dietético, já foi considerada um subproduto inútil da produção do queijo.

Quais são os benefícios da proteína whey?

A proteína whey é uma das fontes de proteína de maior qualidade e é uma escolha ideal para homens e mulheres de todas as idades. Não só a proteína whey proporciona aminoácidos essenciais e ramificados, como também ajuda a reparar e a reconstruir tecidos musculares.

A proteína whey é absorvida de forma rápida devido às cadeias curtas dos seus aminoácidos, o que proporciona uma recuperação rápida e estimula o crescimento. Esta proteína pode proporcionar vários benefícios para a saúde, especialmente em termos de controlo do peso, saúde cardiovascular e saúde óssea.

Qual é a diferença entre a proteína whey isolada e a proteína whey concentrada?

De acordo com a FDA, a proteína whey isolada é uma proteína do leite em pó, que é composta por pelo menos 90% de proteína.

Como fonte de proteína, a whey isolada contem mais proteína do que a whey concentrada, que contem cerca de 80% de proteína. Para além disso, a whey isolada é praticamente isenta de açúcar, lactose ou gordura.

Embora a proteína whey isolada contenha uma maior percentagem de proteína, grama por grama, a proteína whey concentrada é a opção mais económica.

Se a proteína whey concentrada contem 80% de proteína, o que contem os restantes 20%?

Todos os suplementos de proteína em pó, quer seja whey, soja, caseína, etc… contem humidade. De fato, 5% do total da fórmula é água. Outros 3-5% são constituídos por minerais naturalmente presentes na whey. Os restantes 10-12% são uma combinação de gordura e carboidratos.

A proteína em pó é pasteurizada?

whey protein

A proteína whey em pó é produzida a partir de leite integral pasteurizado, no entanto a whey (soro de leite) é processado a baixas temperaturas num ambiente estéril para impedir que a proteína seja desnaturada. A whey pode ser desnaturada pelo calor.

As temperaturas elevadas (tais como aquelas mantidas acima dos 72 °C e que estão associadas ao processo de pasteurização) desnaturam a proteína whey.

Embora a proteína whey nativa não se agregue após a acidificação do leite, a proteína whey desnaturada inicia interações hidrofóbicas com outras proteínas e a formação de um gel de proteína.

O que é o prazo de validade da proteína whey?

Todos os suplementos de proteína whey têm um prazo de validade no rótulo ou na embalagem. Consumir a proteína após esta ter ultrapassado a sua data de validade, poderá provocar mal estar estomacal ou outras condições mais severas que podem ocorrer devido à degradação dos excipientes presentes no pó de proteína whey, tais como colorantes e aromatizantes.

É muito pouco provável que o produto se estrague devido ao desenvolvimento de bactérias porque a proteína whey é armazenada em forma de pó, num recipiente opaco, praticamente isento de água ou humidade.

Embora os produtos de proteína whey contenham pouca gordura, se houver alguma gordura presente, tal como numa whey concentrada, a gordura poderá-se tornar rançosa devido à decomposição química dos ácidos gordos que entram em contato com o oxigénio presente no ar. Assim sendo, é melhor ingerir este tipo de produtos sempre antes do final da sua data de validade.

Os intolerantes à lactose podem ingerir proteína whey?

A proteína whey isolada é virtualmente livre de lactose, mas poderá conter vestígios dela (<0.5g por serviço). A maioria das pessoas que são intolerantes à lactose podem consumir proteína whey sem sofrerem quaisquer efeitos secundário. No entanto, no caso de ter dúvidas, será melhor consultar um médico em primeiro lugar.

Porque é que a proteína whey contêm uma pequena quantidade de lecitina de soja?

Os suplementos de proteína whey contêm uma quantidade muito pequena de lecitina de soja para ajudar a dissolver a whey mais facilmente e de forma mais completa nos alimentos e bebidas.

Após a filtração por membrana, é utilizada a secagem por atomização para transformar a solução altamente concentrada de proteína, num pó instantâneo, pronto a misturar e a ser utilizado num grande número de aplicações comerciais.

O processo de instantaneização envolve tipicamente o uso de quantidades muito pequenas de lecitina de soja (um componente natural presente num número de alimentos), que é dispersa nas partículas de whey durante ao processo spray drier (secagem por atomização), para permitir que a proteína possa ser rapidamente dissolvida em bebidas.

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário