Princípio weider da tensão contínua

A tensão contínua é basicamente um princípio ou técnica em que se mantém o músculo-alvo permanentemente contraído ao longo de toda a série, enquanto se move a resistência, tornando assim a série mais difícil, esgotadora e eficiente.

De forma a obter os benefícios de qualquer exercício, temos que nos assegurar de maximizar o stress no(s) músculo(s) que pretendemos trabalhar, ao longo da maior amplitude de movimento possível.

A maioria dos praticantes de musculação compreendem isso, mas o problema é que muitos exercícios não criam este stress contínuo e muitas vezes adotam uma postura e forma técnica que dispersa a tensão.

O princípio weider da tensão contínua dita que se deve manter o músculo agonista sempre contraído ao longo da série. Potencie esta tensão realizando cada repetição de forma lenta e completa.

Isto significa que se deve realizar todas as séries de todos os exercícios evitando ao máximo as amplitudes de movimento em que o(s) músculo(s) a trabalhar deixa de se contrair e pode descansar, tal como acontece no início e no final do movimento do exercício rosca direta com barra.

Noutro exemplo, deve-se evitar subir completamente no exercício agachamento com barra, isto para evitar que se chegue ao ponto do movimento em que se perde a tensão nos quadríceps e estes deixam de se contrair. Acontece o mesmo em exercícios como o leg press e agachamento hack.

Desta forma, deve-se reduzir um pouco a amplitude de movimento desses exercícios e evitar que os músculos deixem de sentir a tensão em vários pontos de cada repetição.

Vantagens da tensão contínua

A utilização deste princípio pode proporcionar vários benefícios.

Maior foco: Já alguma vez conduziu para casa e depois se deu conta que não se recorda de nada sobre ter percorrido as estradas e ruas que lhe são familiares? Isso é porque você estava em piloto-automático.

Você poderá estar a realizar todos os exercícios da forma correta e, até pode estar a conseguir bater recordes pessoais – mas não está a focar-se em estimular os seus músculos ao máximo. A tensão contínua força-o a manter o “auto-piloto” desligado e a concentrar-se na técnica adequada, em toda e cada repetição.

Ligação mente-músculo: O aumento do foco nas áreas trabalhadas fortalece a sua ligação mente-músculo.

Isto significa que você irá estar mais sintonizado com a forma como os seus músculos estão a reagir ao estímulo e irá melhorar a sua capacidade de controlar esses músculos – fatores que podem tornar todos os seus treinos mais eficientes.

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.