Porquê tomar suplementos?

Você toma suplementos, por exemplo, um multivitamínico, óleo de peixe, antioxidantes, etc ..

Um grande problema que vejo nas pessoas de hoje em dia é que estão a ingerir dezenas de comprimidos sem saberem os potenciais danos que os mesmos podem causar.

Eu realizei uma tonelada de investigação para me certificar de que os suplementos que tomo são seguros e eficazes. No final, eu desenvolvi um regime de suplementação quase idêntico ao de alguém que já trabalha no campo da suplementação há vários anos (Michael’s State of My Pills 2009 @ Imminst). Neste artigo, irei apenas mostrar-lhe alguns estudos que analizaram a ingestão de vários suplementos:

ochrane Database Syst Rev. 2008 Apr 16;(2):CD007176.Antioxidant supplements for prevention of mortality in healthy participants and patients with various diseases.Bjelakovic G, Nikolova D, Gluud LL, Simonetti RG, Gluud C.

… Nós não encontramos nenhuma evidência que apoie o uso de suplementos antioxidantes na prevenção primária ou secundária da mortalidade. A vitamina A, beta-caroteno e vitamina E podem aumentar a mortalidade.

Na sua meta-análise os investigadores constataram que os antioxidantes são provavelmente mais prejudiciais do que benéficos.

Arch Intern Med. 2009 Feb 9;169(3):294-304.Multivitamin use and risk of cancer and cardiovascular disease in the Women’s Health Initiative cohorts.Neuhouser ML, Wassertheil-Smoller S, Thomson C, Aragaki A, Anderson GL, Manson JE, Patterson RE, Rohan TE, van Horn L, Shikany JM, Thomas A, LaCroix A, Prentice RL.

… Este estudo forneceu evidências convincentes de que o uso de multivitamínicos tem pouca ou nenhuma influência sobre o risco de desenvolvimento de cancros, doenças cardiovasculares ou na mortalidade total em mulheres pós-menopáusicas.

No estudo “Women’s Health Initiative”, os investigadores descobriram que após 8 anos, o uso de multivitaminicos não teve influências visíveis na saúde. Se é que tiveram alguma influência:

Am J Clin Nutr. 2010 May;91(5):1268-72. Epub 2010 Mar 24.Multivitamin use and breast cancer incidence in a prospective cohort of Swedish women.Larsson SC, Akesson A, Bergkvist L, Wolk A.

… Estes resultados sugerem que o uso de multivitaminicos está associado a um maior risco de desenvolvimento de cancro da mama. Esta associação observada é preocupante e merece investigação adicional.

Num estudo prospectivo, os investigadores descobriram que os multivitamínicos provocaram cancro de mama em mulheres suecas.

E você provavelmente deve verificar o seu multivitamínico para ver se tem algum ferro extra incluído. Você necessita realmente disso?

Mech Ageing Dev. 2010 Jul-Aug;131(7-8):487-93. Epub 2010 Apr 29.The emerging role of iron dyshomeostasis in the mitochondrial decay of aging.Xu J, Marzetti E, Seo AY, Kim JS, Prolla TA, Leeuwenburgh C.

… A sobrecarga de ferro, principalmente nas mitocôndrias, aumenta a disponibilidade de ferro redox-activo, que pode ser um factor causal nos danos oxidativos biomoleculares relacionados com a idade observados em organismos envelhecidos.

E em relação ao óleo de peixe? Bem, de facto a maioria das pesquisas foram realizadas com o peixe e não com o suplemento. Quem sabe se a versão do suplemento tem o mesmo efeito:

J Nutr. 2011 Feb;141(2):201-6. Epub 2010 Dec 22.Marine Fatty Acid intake is associated with breast cancer prognosis.Patterson RE, Flatt SW, Newman VA, Natarajan L, Rock CL, Thomson CA, Caan BJ, Parker BA, Pierce JP.

… EPA e DHA a ingestão de suplementos de óleo de peixe não foram associados aos resultados do cancro da mama. O inquérito indica que os ácidos gordos dos alimentos marinhos estão associados a um risco reduzido de desenvolvimento de cancro da mama e a uma diminuição de mortalidade por todas as causas.

Afinal de contas, é a ingestão adicional de vitaminas e minerais, uma boa ideia? NÂO:

Toxicol Sci. 2010 Dec;118(2):348-55. Epub 2010 Sep 22.Safety of vitamins and minerals: controversies and perspective.Soni MG, Thurmond TS, Miller ER 3rd, Spriggs T, Bendich A, Omaye ST.

… Estes resultados ambíguos e conflituantes sobre os efeitos dos suplementos na saúde deixaram os consumidores confusos sobre seus benefícios e cuidado com os possíveis efeitos adversos da suplementação de vitaminas e minerais.

Bem, você devia estar confuso. Durante milhões de anos os nossos corpos evoluíram de forma a obter certos nutrientes de determinadas maneiras. Nós não estamos num ponto em que o consumidor médio possa discernir quais são essas necessidades.

Tem medo da diabetes? Sabia que as vitaminas do complexo B “poderão” ser a causa?

B-vitamin consumption and the prevalence of diabetes and obesity among the US adults: population based ecological study

… A exposição prolongada a níveis elevados de vitaminas do complexo B pode estar implicada no aumento da prevalência de obesidade e diabetes nos EUA nos últimos 50 anos.

O que você tem realmente de fazer é deixar de tomar os seus suplementos e começar a pensar sobre isso. Você precisa realmente precisa? Você irá morrer se não os tomar? Se não, você provavelmente não deveria tomá-los. Faça as suas próprias pesquisas.

Avatar

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.