Porque precisamos de um bom Multi-vitamínico/mineral?

Porque precisamos de um bom Multi-vitamínico/mineral?As razões pelas quais todos precisamos de um bom suplemento de vitaminas e minerais:


Para que o corpo humano possa atingir o seu potencial máximo, deve ser alimentado com uma vasta e complexa gama de nutrientes vitais. Tornar-se deficiente em apenas uma das vitaminas ou minerais essenciais, divide a via metabólica que produz a eficácia óptima e diminui o desempenho. Isso não é bom!

Os fisioculturistas e atletas de força têm necessidades diferentes dos indivíduos sedentários, e como tal, necessitam de se suplementar com suplementos projectados especificamente para as importantes exigências nutricionais do atleta que treina duro, que possua na sua constituição, os antioxidantes vitaminas e minerais essenciais, necessários para oferecer o melhor desempenho possível sob condições stressantes

Como sei se preciso de um multi-vitamínico?

Se você estiver vivo, então precisa de um multi-vitamínico.
É muito difícil, senão mesmo impossível, obter todos os nutrientes que o seu organismo precisa para funcionar de forma óptima, a partir dos alimento que você ingere no dia-a-dia. Você simplesmente não conseguiria comer toda essa comida num dia. Além disso, teria que se tornar um especialista em química alimentar para ser capaz de projectar as suas refeições, de modo a poder obter as vitaminas e minerais necessários, para uma óptima saúde e desempenho.

Os multi-vitamínicos, especialmente os que são formulados para atletas, são fáceis de tomar, convenientes e fornecem ao seu corpo todas as vitaminas e minerais que necessita, para funcionar de forma óptima.

Regra geral essas formulações, estão projectadas de forma realista, para atender ás necessidades de atletas que treinam duro. Não para fornecer a” RDA” (Ingestão diária recomendada). Ou seja, são projectados para atender à necessidade do seu corpo – que são muito maiores do que a “RDA”.

Por que não posso simplesmente tomar um multi-vitamínico comum do tipo centrum” Um-por-dia”?

Porque não são de todo tão potentes como deveriam ser, para poderem optimizar a saúde e desempenho. Esse tipo de multi-vitamínicos, são projectados para fornecer apenas a “RDA” e nada mais. A grande maioria, nem a dose completa de “RDA” fornecem, alem disso esses comuns multi-vitamínicos, não têm em conta o seu nível de actividade física, não fornecem as doses mais elevadas de certas vitaminas para manter a saúde em geral, e certamente não oferecem o nível de anti-oxidantes que a investigação tem mostrado ser eficaz.

Ouvi dizer que recebo todas as vitaminas que preciso através da minha alimentação normal. Se isso é verdade, porque é que preciso de um multi-vitaminico?

Isso seria excelente, realmente seria. No entanto, não conheço ninguém que receba todas as vitaminas e minerais que necessita, somente a partir da dieta. Isso simplesmente não é possível no mundo de hoje, com o estilo de vida que as pessoas levam atualmente.

Vamos então analisar alguns números… Você precisará de 6-11 porções de pão, cereais, arroz ou macarrão; 2-4 porções de frutas, 2-3 porções de carnes, aves ou peixes; 3-5 porções de legumes; 2 -3 porções de leite, iogurte e queijo. Teria de ingerir tudo isto em cada dia, e é apenas para atingir os níveis da RDA.

Quadruplicar a RDA, que é uma boa orientação quanto ao que você realmente deveria esforçar-se por obter, e então teria de ingerir 24-44 porções de arroz, pão e macarrão; 8-16 porções de frutas; 12-20 porções de vegetais, e por aí adiante.

Esta a ver o cenário? E isto sem termos em conta o seu nível de atividade, a poluição que você respira, as toxinas que você ingere diariamente, etc. É por esse motivo que precisamos de um bom multi-vitamínico!

Além disso os alimentos disponíveis hoje em dia não são tão nutritivos como eram nas décadas passadas. Os alimentos processados estão nutricionalmente vazios. Mesmo as hortaliças e frutas, são cultivadas em modo intensivo, em condições pouco ideais, e em solos que na grande maioria das vezes, estão carentes de nutrientes, carregados de adubos artificiais e pesticidas, com vista a se poder obter a maior produção possível, de maneira a satisfazer uma sempre crescente procura – e por isso são nutricionalmente fracas.

Adicione a isto o facto de que, a directriz da dose diária recomendada (DDR) de vitaminas e minerais, ser algo que está ultrapassado e que certamente, não está centrada em torno do conhecimento avançado de nutrientes, e do seu papel na optimização da saúde, do desempenho e do bem-estar geral.

A RDA é uma directriz com mais 50 anos, que foi criada para satisfazer a exigência mínima absoluta de vitaminas e minerais de um indivíduo saudável para manter um corpo saudável. A RDA não é uma directriz da ingestão de nutrientes para se obter a saúde ideal, ou uma orientação para indivíduos activos cujas necessidades nutricionais são muito maiores.

É por esse motivo, que precisamos de um multi-vitamínico/mineral potente, que possa satisfazer as exigências nutricionais de atletas e pessoas ativas, de forma a se poder promover assim, uma óptima saúde e a máxima performance física.

Quando eu tomo o meu multi-vitamínico, a minha urina torna-se amarelo brilhante. Significa que eu estou a desperdiçar os componentes do multi-vitamínico?

Há “especialistas de nutrição”, que lhe dirão que os suplementos de vitaminas e minerais só servem para produzir urina cara.

Essa afirmação não poderia estar mais longe da verdade. Na realidade, o intestino delgado é a principal área de absorção de nutrientes. E faz todo o sentido “inundar” essa área vital com líquido rico em nutrientes. Isso não só melhora a utilização geral de nutrientes, como também fornece proteção antioxidante, contra os radicais livres no tracto intestinal e urinário.

Vários problemas intestinais, bem como outros relacionados com a saúde, poderiam ser reduzidos, se mais pessoas compreendessem a importância da suplementação com multi-vitamínicos.

Por que devo tomar o meu multi-vitamínico de manhã e à noite?

Porque Isso garante que você terá um fornecimento constante de nutrientes vitais, anti-oxidantes, e minerais 24 horas por dia. Isso é crítico. A maioria das multi-vitaminas instruí-lo a tomar apenas uma por dia. Isso deixa uma grande lacuna nutricional durante períodos em que seu corpo precisa de mais nutrientes.

Por que é o meu multi-vitamínico deve estar em forma de comprimido, e não em forma de cápsula?

Para um suplemento multi-vitamínico/multi-mineral, ser plenamente eficaz, deverá estar formulado em forma de comprimido. Vou explicar. Quando você ingere uma cápsula que se dissolve no estômago, os conteúdos são libertados aí mesmo. O conteúdo, em seguida, viaja para o intestino delgado onde será absorvido. Isso geralmente não é um problema.

Os multi-vitamínicos no entanto, contêm muitos compostos delicados, que são facilmente destruídos pelos ácidos do estômago. Se um multi-vitamínico estiver em forma de cápsula, muitos dos nutrientes nunca irão chegar ao intestino delgado para a sua posterior absorção e utilização.

Sendo que em forma de comprimido, o multi-vitamínico chega ao intestino delgado, com a grande maioria dos seus nutrientes ainda intactos!

Deixe uma resposta