Perda de peso vs Perda de gordura

A perda de peso é um dos assuntos mais populares de sempre. Hoje em dia parece que toda a gente está a tentar perder peso.

Mas qual é a diferença entre perder peso, e perder gordura? As pessoas parecem usar o mesmo termo indiferentemente.

Perda de peso vs Perda de gordura. Qual é a diferença?

Vamos começar por definir o significado da perda de peso e de gordura, de forma a compreender o que digo aqui.

  • Perda de peso: Neste caso, você quer reduzir o seu peso corporal, a soma total dos seus ossos, músculos, órgãos, gordura corporal, …
  • Perda de gordura: Aqui, pretende-se reduzir apenas a gordura corporal, a quantidade de gordura que o seu corpo transporta. Objetivos saudáveis são, 10% para os homens e 15% para as mulheres.

Problemas associados à perda de peso.

Se pretende perder peso, será, provavelmente porque tem demasiada gordura. Existem pessoas que têm de perder peso, como atletas antes de uma competição, mas a maioria pretende perder gordura. Por isso para de se pesar.

  • Pouco fiável: O seu peso corporal pode variar de dia para dia, dado que é influenciado pelo conteúdo do estômago, intestinos, perda de água, retenção, perda muscular/ganho, perda adiposa/ganho, … Não irá fazer a mínima ideia do que se passa.
  • Irrelevante: 2 pessoas com a mesma altura podem ter o mesmo peso, mas ter um aspecto físico completamente diferente, porque uma tem a percentagem de gordura corporal  diferente da outra. Para ver um exemplo verifique a imagem acima.

O último ponto mostra que a medida IMC (índice de massa corporal) comum tem falhas: Não tem em consideração a quantidade de gordura do indivíduo. Ambos os indivíduos da imagem do topo têm o mesma IMC, mas um é claramente mais saudável: a sua percentagem de gordura corporal é mais baixa.

Veja como a balança o pode induzir em erro. As roupas, espelhos e as fotos não mentem. Nem as pregas adiposas. Mas a balança pode-se tornar o seu pior inimigo, enganando-o e destruindo a sua motivação.

Exemplos:

  • Carbohidratos e água: Os hidratos de carbono ligam-se á agua. Portanto, se ingerir menos carboidratos, irá perder peso: Em forma de água. É por este motivo que se perde tanto peso nas dietas tipo Atkins durante as primeiras 2 semanas: É quase tudo água. E claro, se aumentar a ingestão de carboidratos irá ganhar peso de novo. Retenção de líquidos.
  • Ganho de músculo e perda de gordura: Quando iniciar o treino de musculação, irá ganhar músculo enquanto perde gordura. Mas na balança, irá parecer que não está a obter progressos: O seu peso corporal não muda. Meça a sua percentagem de gordura corporal com as pregas adiposas e irá verificar que a sua bf está a descer.

Como assegurar-se de que perde gordura e não músculo? 

Verifique a imagem acima: 1 kg de músculo  ocupa menos espaço que 1 kg de gordura. Isso significa que irá parecer mais elegante com o mesmo peso corporal, aumentando a sua massa muscular.

As chaves para perder gordura e preservar músculo, são:

  • Torne-se mais forte. O treino de musculação desenvolve músculo e previne a perda muscular. Também ajuda a manter-se fiel à dieta.
  • Alimente-se de forma saudável. Em 90% das vezes, ingira alimentos não processados e ingira menos farináceos.

Pode realizar exercício cardiovascular para acelerar a perda de gordura. Mas sem o treino de musculação, o cardio irá causar também a perda de massa muscular e irá acabar por se tornar um falso magro. Evite.

Como controlar o progresso de forma eficiente.

Não precisa de medir o seu progresso todas as semanas, as mudanças não serão suficientemente drásticas para se notarem. Verifique o seu progresso a cada 2 semanas.

  • Pare de se pesar todos os dias: As flutuações diárias irão interferir na sua motivação. Pese-se apenas a cada 2 semanas.
  • Pare de se ver ao espelho: Os problemas com a sua própria imagem, podem distorcer a sua percepção. Tire fotos de corpo inteiro e compare-as com fotos antigas.
  • Meça a sua bf (body fat): Adquira pregas adiposas (fat calliper) e tire medidas a cada 2 semanas.
  • Tire medidas: Medidas da circunferência do seu pescoço, peitoral, braços, cintura e coxa. A medida da cintura deveria diminuir, as restantes medidas deveriam aumentar.
  • Tire fotos: Fotos de corpo inteiro dos tornozelos ao pescoço, de frente/trás/lado, a cada 2 semanas. Compare com as suas fotos anteriores.
  • Diário de treino: Registe os seus dados de treino num diário. Se a sua força nos exercícios aumentar, há grandes probabilidades que esteja também a desenvolver massa muscular, e o treino de musculação previne o catabolismo muscular.

Conclusão

Ouça o que as pessoas dizem: Elas irão reparar com mais facilidade na sua mudança corporal do que você. As roupas também irão começar a ficar-lhe diferente.

Você não deve querer perder peso: Os indivíduos grandes que pretendem perder peso, mudam frequentemente de ideias, uma vez que baixaram a sua bf. Dão-se conta que preferem manter-se grandes desde que a sua bf esteja a níveis saudáveis.

Em primeiro lugar foque-se na perda de gordura: Uma vez que tenha descido a sua percentagem de gordura corporal (bf), verifique se gosta do que está a ver. Depois decida se ainda precisa de perder peso.

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário