Perda de peso de mais de meio quilo por semana provoca catabolismo acentuado

Se as mulheres atléticas quiserem perder peso, será provavelmente melhor que não percam mais de meio quilo por semana.

Cientistas finlandeses de desporto da Universidade de Jyvaskyla descobriram que os níveis de testosterona descem a pique se a perda de peso ocorrer a uma velocidade demasiado rápida.

Os investigadores realizaram uma experiência com 15 mulheres com a idade média de 28 anos. As mulheres já treinavam de forma regular há pelo menos seis meses, praticando musculação e exercícios aeróbicos. Foram colocadas numa dieta durante 4 semanas que incluiu uma dose diária de 1.4 gramas de proteína por quilo de peso corporal.

Metade das mulheres ingeriu menos 1100 calorias que as suas necessidades calóricas. Em teoria, numa dieta como esta, perde-se 1 quilo por semana. A outra metade das mulheres ingeriu menos 550 calorias por dia do que as suas calorias de manutenção. Esta é uma dieta que, em teoria, resulta numa perda de meio quilo por semana.

E de facto, no final das quatro semanas, o grupo do 1KG perdeu 3.9 kg, e o grupo do 0.5 kg perdeu 2.2 kg. O efeito no peso corporal total pode ser visto abaixo.

Como resultado do treino e da dieta rica em proteína, as mulheres quase não perderam massa corporal magra. O grupo do 1 kg perdeu 3.8 kg de gordura e o grupo do 0.5 kg perdeu 2.0 kg de gordura. A segunda figura mostra o efeito da dieta na massa adiposa.

Tabela 1
Tabela 2

Os resultados do treino mantiveram-se idênticos para ambos os grupos, excepto numa coisa: como as mulheres ficaram mais leves, conseguiram saltar mais alto.

Mas as mulheres do grupo 1 kg sentiram-se piores do que as do grupo 0.5 kg. Elas queixaram-se mais frequentemente de cansaço e sonolência. Os seus níveis de testosterona desceram de forma dramática.

Quanto mais peso as mulheres perderam por semana, mais os seus níveis de testosterona desceram.

Tabela 3
Tabela 4

Os investigadores escreveram que é melhor que as mulheres percam peso de forma lenta do que de forma rápida. Você tem de estar alerta na sua vida diária, e mudanças hormonais como esta têm provavelmente, efeitos negativos.

Os finlandeses concluíram:

Pode ser recomendada uma redução de peso de 0.5 kg por semana com ~1.4 g proteína kg/dia, a mulheres fisicamente ativas, em vez de uma grande e rápida redução de peso, porque esta última pode conduzir a um estado hormonal catabólico.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário