Perca meio quilo de gordura e ganhe o equivalente em massa magra com o óleo de peixe

Perca meio quilo de gordura e ganhe o equivalente em massa magra com o óleo de peixeSe não tem medo de ingerir uma dose superior à recomendada pelas empresas de suplementos, pode perder gordura extra e ganhar tecido muscular com um suplemento inofensivo como o óleo de peixe.

De acordo com um estudo realizado no “Gettysburg College” nos Estados Unidos, o efeito não é sensacional, mas vale a pena experimentar.

O óleo de peixe é interessante em centenas de formas para os atletas de musculação [também é interessante para os atletas de resistência, mas isso é outra história.] O óleo de peixe tem um efeito anti-estrogénico, potencia a produção de IGF-1, potencia o factor anabólico “Activador Plasminogen tipo-urokinase e aumenta o efeito dos suplementos de proteína. E, de acordo com estudos epidemiológicos, estudos em animais, experiências e testes em humanos, também auxilia na perda adiposa.

Os investigadores pretendiam saber se as pessoas saudáveis perdem peso se ingerirem cápsulas de óleo de peixe. Por isso, administraram um placebo contendo óleo de girassol [SO]a 22 voluntários durante seis semanas, e 4 cápsulas contendo 1 grama de óleo de peixe [FO] por dia, a outros 22 voluntários. Cada cápsula continha 600 mg EPA e 200 mg DHA. Os voluntários tomaram 2 cápsulas ao pequeno-almoço e 2 ao jantar.

A figura abaixo mostra que não aconteceu nada no grupo [SO]. Mas o grupo FO ganhou meio quilo de massa muscular magra e perdeu a mesma quantidade de massa gorda.

Tabela 1

De acordo com a teoria mais comummente aceite, os ácidos gordos ómega-3 estimulam a actividade da enzima “carnitine acyltransferase I”. Em resultado disso, as células transferem a gordura para a mitocôndria com mais facilidade. Se a teoria fosse verdade, os voluntários iriam utilizar mais energia. Mas isso, tal como a tabela abaixo demonstra, não aconteceu.

A primeira tabela mostra os resultados do grupo SO, a segunda os resultados do grupo FO.

Tabela 2
Tabela 3

O que acontece é que o nível de cortisol desceu no grupo FO. O cortisol cataboliza o tecido muscular e promove o acúmulo de gordura. Os investigadores pensam que é a redução do nível de cortisol a principal razão para o efeito de recomposição que o óleo de peixe proporciona.

Referência!

Deixe uma resposta