Para um press militar perfeito, utilize halteres

Para um press militar perfeito, utilize halteresQuanto mais estender os seus braços ao realizar o press militar, mais irá estimular os músculos dos ombros. Portanto, a melhor forma de realizar um press militar, é com halteres, e não com uma barra ou na máquina smith. Cientistas italianos de desporto da Universidade de Padova, escreveram sobre este assunto este mês no “Journal of Strength and Conditioning Research.

Os investigadores realizaram uma experiência com 6 atletas com experiência, do sexo masculino. Os voluntários treinaram os ombros com 3 variações diferentes do press militar. A posição inicial foi a mesma nas 3 versões [A]. Num exercício, o homem esticou os braços acima da cabeça até a atingir um ângulo de 90 graus [B]. Esse foi o R1.

Várias posições de press militar.

No exercício R2, os homens estenderam os braços acima da cabeça num ângulo de 135 graus [C], e no R3, eles estenderam completamente os braços, até um ângulo de 180 graus [D].

Antes dos voluntários começarem a realizar os exercícios, os investigadores colocaram eléctrodos nos seus músculos, de forma a medirem a intensidade com que os músculos dos homens tinham de trabalhar.

Para abreviar uma história longa: o R2 foi um melhor exercício do que o R1, e o R3 foi melhor que o R2. Os resultados foram os mesmos para todos os grupos musculares nos quais os investigadores colocaram eléctrodos.

As figuras abaixo mostram a actividade dos grupos musculares quando os voluntários treinaram a 70% da sua 1RM (1 repetição máxima).

PMCH = parte clavicular do peitoral; AD = parte anterior do deltóide; MD = parte medial do deltóide; PD = Parte posterior do deltóide.

Tabela 1
Tabela 2

UT = parte superior dos trapézios (feixes descendentes); MT = parte medial dos trapézios (feixes transversais); TM = infraespinhoso, TBLH = tríceps

O efeito positivo do press militar completo, é mais forte para os trapézios do que para os deltóides. É por isso que os investigadores suspeitam que, os atletas que, por qualquer motivo, preferem treinar com barras, precisam de dar mais atenção aos seus trapézios, realizando outros exercícios.

Referência!

Deixe uma resposta