Os suplementos à base de plantas podem elevar os níveis de estradiol

Os atletas que fazem uso de suplementos à base de extratos de plantas muitas vezes têm níveis assustadoramente elevados de estradiol.

Investigadores da Universidade de Roma ‘Foro Italico”, descobriram que os atletas masculinos que tomam suplementos de ervas, por vezes, têm mais estradiol nos seus corpos do que os médicos considerariam recomendável para as mulheres.

Os italianos escreveram: “Segundo alguns estudos, quase 90 por cento dos atletas usam suplementos.” Entre os suplementos mais consumidos, estão aqueles que os fabricantes afirmam terem efeitos hormonais, tais como os potenciadores de testosterona à base de plantas / ervas  do tipo Tribulus terrestris.

Mas será que esses produtos são seguros quando ingeridos a longo prazo? Esta é a pergunta a que os italianos quiseram responder. Eles questionaram 420 culturistas, 250 fanáticos do fitness e 70 ciclistas acerca do seu uso de suplementos. Todos os atletas treinavam 3-6 vezes por semana, 1-2 horas por dia.

Os italianos encontraram 23 atletas que tomaram potenciadores hormonais à base de extratos de plantas e que também se estavam a preparar para passar por um exame de sangue. Os investigadores encontraram níveis dramaticamente elevados de estradiol nesses atletas [veja a figura abaixo].

A linha horizontal mais baixa = limite superior em homens. a linha horizontal mais alta = limite superior nas mulheres. Cada figura no eixo horizontal representa um consumidor. Círculo = consumidor feminino.

suplementos plantas estradiol
Tabela 1: Níveis de estradiol dos atletas.

Entre os homens, os atletas 2,3 e 5 têm um nível ridiculamente elevado de estradiol. Todos os três tinham vindo a tomar um suplemento há seis meses que contém cafeína, Citrus aurantium, guggul, cacau, naringenina e bioperine, escrevem os pesquisadores. Parece um “stack” (combinação de suplementos); nenhum dos outros utilizadores teve essa ideia.

Os italianos mediram os níveis de progesterona dos atletas e a figura abaixo representa os resultados. A linha horizontal indica a quantidade de progesterona que é considerado aceitável.

suplementos plantas estradiol
Tabela 2: Níveis de progesterona dos atletas.

Os níveis dos utilizadores 4 e 9 [não os utilizadores 4 e 9 da figura com os níveis de estradiol] são percetíveis. Ambos tinham vindo a tomar o suplemento referido acima, que contém Citrus aurantium cafeína, gengibre, guggul, cacau, naringenina e bioperina. Parece que este produto contém substâncias que têm um forte efeito desregulador dos níveis hormonais.

Na verdade, não é só o “stack”que perturba o equilíbrio hormonal em atletas. Os investigadores descobriram defeitos hormonais em 65 por cento dos atletas que utilizam extratos à base de plantas. Num grupo de controlo de atletas que não receberam nenhum suplemento de todo, estas anormalidades primaram pela ausência. Assim, os italianos chegam à conclusão de que todos os suplementos à base de plantas são suspeitosos. [Figura abaixo].

suplementos_plantas_estradiol

No entanto, se você ler a pesquisa publicada completa, poderá questionar se esta conclusão é justificada. Os utilizadores de suplementos com um elevado nível de estradiol também utilizaram uma quantidade extremamente elevada de proteínas de soja: pelo menos 2 g por kg/dia.

Os italianos escreveram:

“O “hiperestrogenismo foi observado em atletas que consumiram doses elevadas de proteína de soja, a principal fonte alimentar de fitoestrogénios”.

Talvez seja a interação entre os suplementos à base de ervas e uma elevada ingestão de soja que perturba o equilíbrio hormonal?

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.