Os melhores exercícios para os músculos da escápula

Existe um número de exercícios para optimizar os músculos da escápula de forma a prevenir as dores nos ombros. Mas quais são os melhores?

O que são os músculos da escápula?

Os músculos da escápula, são músculos que se ligam á escápula e lhe proporcionam estabilidade e mobilidade á escápula, que é única em relação às outras articulações. Pode ver os maiores músculos da escápula na imagem abaixo.

Porque estão os músculos da escápula relacionados com as dores nos ombros?

Ritmo escapular: A escápula tem de funcionar de uma forma bem coordenada de forma a elevar os braços. Qualquer mudança na função dos músculos da escápula, pode afetar o funcionamento normal dos ombros.

Correlação: Muito recentemente, um número de estudos mostrou que as anormalidades na posição e movimentação escapular, estão relacionadas com as dores nos ombros causadas pelos sintomas, disfunção dos rotadores da cufa e instabilidade.

Protocolos de reabilitação dos ombros: Agora, todos os protocolos de reabilitação dos ombros enfatizam a importância do treino dos músculos da escápula, como um componente da reabilitação dos ombros.

Porque são os músculos da escápula tão importantes?

A maioria dos investigadores atribui a disfunção escapular ao desequilíbrio em vez do défice da força absoluta dos músculos da escápula.

Em particular, o excesso da activação da parte descendente dos trapézios (UT), combinado com uma menor activação da parte ascendente dos trapézios (LT) e do serratus anterior (SA), tem sido proposto como sendo um factor contributivo para a movimentação irregular da escápula.

Dai que os melhores exercícios sejam os que activam mais os músculos LT e MT e menos o UT.

Então, quais são os melhores exercícios para a escápula?

  • O estudo analisou 12 exercícios diferentes para fortalecimento dos trapézios e descobriram que os exercícios abaixo são os que mais activam o LT e MT e menos activam o UT.
  • Nenhum dos exercícios por si só, satisfizeram os critérios para a recuperação do balanço intermuscular óptimo do serratus anterior e LT. As flexões no chão, são normalmente, o exercício prescrito para o músculo SA.
  • Os resultados do estudo sugerem que os exercícios: A, B e C, são os mais apropriados para a restauração dos desequilíbrios dos músculos UT/LT. A, B e D, são os mais adequados para a restauração dos desequilíbrios dos músculos UT/LT.
Exercícios recomendados para os rotadores da escápula.

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.