Os BCCA´s elevam os níveis de testosterona em culturistas

Os BCCA´s elevam os níveis de testosterona em culturistas

Os atletas de musculação produzem mais testosterona e menos cortisol, se tomarem um punhado de cápsulas de BCCA´s todos os dias, isto segundo investigadores da “Ball State University” no “Journal of Strength and Conditioning Research”.

O stress é o maior inimigo dos atletas de musculação, aqui estamos a falar do stress físico: o exercício físico causa um forte stress na forma de danos contínuos no tecido muscular. E o organismo reage a isso aumentando a produção da hormona destruidora de músculo, o cortisol e reduzindo a produção de testosterona.

Então, será que podemos fazer modificar este quadro negativo administrando aos músculos os aminoácidos de que mais necessitam? Essa foi a pergunta dos investigadores. Deram a 8 culturistas recreacionais – que por acaso não faziam musculação há 6 meses – uma dose diária de 6 g de BCCA´s por um período de 4 semanas.

A preparação que os investigadores usaram foi a Nutri-Build II, um produto da empresa Nutrient Tecnologies. Esta empresa ajudou a financiar o estudo. Os investigadores colocaram os voluntários do estudo a ingerir 6 cápsulas ao pequeno-almoço e com a refeição da tarde. Os indivíduos ingeriram um total diário de 2 gramas de L-glutamina, 1800 mg L-leucina, 750 mg L-isoleucina e 750 mg L-valina.

Na quarta semana os voluntários treinaram 4 vezes. Eles exercitaram todos os grandes grupos musculares, realizando  os exercícios, prensa de pernas, flexão de pernas, extensão de pernas, supino, press militar, puxada á frente na polia, curl com halteres e tríceps na polia alta.

Algumas semanas mais tarde os investigadores repetiram o procedimento, mas deram aos voluntários, um placebo.

Quando os investigadores mediram o nível de cortisol dos atletas 12 horas após o treino, repararam que este era mais baixo os atletas tinham ingerido BCAA´s. Quando os atletas ingeriram um placebo, os níveis de cortisol subiram.

Os níveis de testosterona reagiram de forma contrária. Aumentou quando os atletas ingeriram BCCA`s

Os investigadores concentram-se no rácio Cortisol:Testosterona quando querem determinar se um organismo se encontra num ambiente anabólico. Quanto maior o rácio a favor da testosterona, mas musculo e força será provável que consiga desenvolver. A figura abaixo mostra o efeito dos BCCA´s no rácio de C:T.

Os investigadores não foram capazes de determinar se os atletas foram capazes de desenvolver mais músculo devido á ingestão de BCCA´s. O que notaram foi que a concentração de “creatina kinase” aumentou numa percentagem menor quando os atletas tomaram os BCAA`s. A “creatina Kinase” é um indicador de danos musculares. A figura abaixo está baseada nas medidas que os investigadores tiraram 12 horas após as secções de treino.

Tal como em muitos estudos financiados pela industria de suplementos, existem problemas com esta pesquisa. Os investigadores escreveram:

Indivíduos com uma ingestão de proteína acima da dose diária recomendada (0.8 g/kg/day), foram excluídos do estudo.

Descrevendo a forma como os voluntários foram seleccionados. O seu nível de ingestão de proteína é muito baixo para um atleta de musculação, mas, mais tarde no artigo, demo-nos conta que a ingestão de proteína foi ainda mais baixa.

No presente estudo, a análise dietética mostrou que os sujeitos não consumiram mais de 0.7 g/Kg por dia de proteína durante o decorrer do estudo.

Assim sendo, sem dúvida que os BCAA`S fariam efeito. Mas o estudo não é o suficiente para nos convencer do valor do uso de BCAA´s. No entanto, ficamos convencidos de que devemos ingerir a quantidade suficiente de proteína.

Referência!

Avatar

Siga-nos através das redes sociais.