Os BCAA´s inibem os ganhos de gordura

Os BCAA´s inibem os ganhos de gorduraSe está a tentar ganhar peso/massa muscular, uma dieta que contenha uma grande quantidade de BCAA´s poderá a ajudá-lo a ganhar menos gordura ao longo desse processo.

Ao realizarem experiências em ratos, investigadores japoneses descobriram que o fígado e os músculos desempenham um papel-chave no efeito de redução da massa adiposa dos BCAAs.

Os atletas usam os BCAAs principalmente como suplemento anticatabólico. Eles normalmente tomam entre 5 a 25 gramas antes do treino e notam que isso os ajuda a recuperar mais rapidamente.

Os BCAAs apareceram pela primeira vez no Japão como ajuda nutricional clínica. Eles fortalecem o funcionamento do fígado e também têm um efeito positivo no metabolismo da insulina e da glucose. As doenças do fígado e a diabetes também são possíveis efeitos do excesso do peso.

E foi por esse motivo que os japoneses se questionaram se os BCAAs poderiam ajudar a limitar os efeitos negativos para a saúde da atual epidemia da obesidade.

Os administradores administraram aos seus ratos ração que consistia em 45 a 65% de gordura, durante seis semanas. Os ratos ganharam peso de forma mais rápida com essas dietas. Após 4 semanas, os japoneses adicionaram BCAAs à água de beber de metade dos animais do estudo. 1 ml de água de beber continha 20 mg de BCAAs.

A suplementação com BCAAs não teve nenhum efeito no aumento de peso dos ratos que receberam a ração que continha 65% de gordura, mas teve um efeito no grupo da ração com 45% de gordura.

Os investigadores não foram capazes de explicar isso. Os BCCAs não impediram os ratos de ficarem gordos, mas reduziu a velocidade com os ratos ganhavam massa adiposa, tal como pode ver na figura abaixo. Para além disso, os animais que ingeriram BCAAs tinham menos 15% de tecido adiposo branco [WAT] do que os ratos do grupo de controlo.

Os BCAA´s inibem os ganhos de gordura
Figura 1: Mudança do peso corporal.
Os BCAA´s inibem os ganhos de gordura
Figura 2: Percentagem de gordura corporal dos ratos.
Os BCAA´s inibem os ganhos de gordura
Figura 3: Percentagem de triglicerídeos na células. Figura 4: Nível de atividade de várias moléculas “queimadoras de gordura”.

Os investigadores verificaram que a suplementação teve os maiores efeitos nas células dos músculos e do fígado em vez de nas células adiposas.

Eles encontraram menos 15% de gordura [triglicerídeos] nessas células dos ratos BCAA e uma atividade muito maior nas moléculas que estão envolvidas na queima de gordura, tais como o sensor de gordura PPAR-alpha, a enzima CPT-1 e as proteínas de desacoplamento 2 e 3.

A enzima CPT-1 ajuda as células a queimar ácidos gordos, as proteínas de desacoplamento aumentam a produção de calor nas células.

Muitos atletas que usam BCAAs afirmam que perdem quantidades notáveis de gordura. Esta investigação japonesa prova que esses atletas podem ter razão.

Referência!

Deixe uma resposta