Os atletas de musculação podem-se manter flexíveis sem exercícios de alongamentos

Está farto de certos sabichões? Aquelas pessoas irritáveis que lhe dizem que é menos flexível do que elas porque pratica musculação? E que estão convencidas que o treino com pesos ou máquinas reduz a mobilidade articular?
Se a resposta é sim, então deverá ficar interessado na investigação realizada por James Whitehead da Universidade de North Dakota. De acordo com a sua pesquisa, o treino de musculação torna-o até mais flexível.

A pesquisa de Whitehead´s ainda não foi publicada, mas falou sobre os resultados preliminares no 57th encontro anual do American College of Sports Medicine’s em Baltimore.

Whitehead realizou uma experiência com três dezenas de estudantes. Um terço deles não fez nada durante 5 semanas, representando o grupo de controlo. Outro terço, realizo alongamentos estáticos para os músculos e ligamentos dos joelhos, ancas e ombros durante 5 semanas. O último terço, realizou apenas treino de musculação durante 5 semanas, utilizando exercícios que treinaram os mesmos músculos do grupo dos alongamentos.

Whitehead mediu a mobilidade das articulações dos voluntários no inicio e no final do período de treino. E descobriu que os alongamentos para a anca não tiveram efeito. Por outro lado, o treino de musculação aumentou a flexibilidade da articulação da anca.

Em relação aos femorais, eles reagiram igualmente bem ao treino de musculação e aos exercícios de alongamento. No caso das articulações dos ombros, nem o treino de de força nem os exercícios de alongamento tiveram qualquer efeito.

Whitehead conclui que:

Os nossos resultados sugerem que a realização de exercícios de musculação em toda a sua extensão, pode melhorar a flexibilidade de forma tão eficaz, ou até melhor que os regimes de alongamentos.

Se os nossos resultados forem comprovados por outras investigações, as pessoas não terão realmente de se preocuparem em realizar exercícios de alongamento enquanto estiverem a realizar exercícios de musculação.

A agência de notícias “WebMD”, que se especializa em assuntos relacionados com a saúde, pediu a William Lunn da Universidade de Connecticut para comentar sobre o assunto. Lunn não estava surpreendido com os resultados de Whitehead´s, e afirmou que…

Se faz exercícios de musculação – especialmente se concentrar-se na realização da extensão completa do exercício – irá promover a flexibilidade. Repare nos levantadores olímpicos. São extremamente fortes, mas também são extremamente flexíveis.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.