Os alimentos que contêm água mantêm-no em forma

Quanto mais água tiverem os alimentos que ingerir, por exemplo, fruta, vegetais, carne ou peixe, mais probabilidades terá de ser magro.

E vice-versa, uma dieta à base de alimentos que contenham pouca água, conduz à obesidade. Epidemiologistas Japoneses publicaram um artigo sobre o tema em “Nutrition”.

Os estudos compravam que, beber água durante uma refeição não ajuda a reduzir a ingestão de calorias, mas se preparar um prato de arroz com mais água, então a aí a quantidade de calorias diminuiu.

Os japoneses examinaram a relação entre o peso corporal e quantidade de água que ingerimos através de bebidas e de alimentos sólidos. Eles recolheram dados sobre o peso corporal e composição corporal de 1200 mulheres entre os 18 e 22 e questionaram-nas acerca da sua dieta.

Os investigadores calcularam a quantidade de água que as mulheres consumiam ao longo do dia através de alimentos sólidos e bebidas, e depois formaram grupos: Dividiram as mulheres de acordo com a sua ingestão de água e dividiram-nas em 5 grupos com o mesmo número de elementos.

Depois calcularam o Índice de Massa Corporal médio e medida de circunferência da cintura de cada quintile. Os resultados para o primeiro grupo – os grupos com a ingestão mais baixa e elevada de água – podem ser vistos abaixo.

Tabela 1

A quantidade de água que as mulheres beberam através de bebidas, não teve influência – mas a quantidade de água que consumiram através dos alimentos, já teve. Quanto mais água os alimentos sólidos continham, mais magras eram as mulheres.

Os investigadores não sabem exactamente o porquê disto ser assim. De acordo com a informação da tabela abaixo. Quanto mais água contiver um alimento, mais proteína e menos carboidratos contém. Também simplificamos esta tabela para mostrar apenas o primeiro e o quinto grupo.

Tabela 2

Os japoneses não sabem o que contém os alimentos ricos em água que os fazem emagrecer. Será porque contém mais proteína? Ou porque contêm menos carboidratos? Menos calorias? Ou será a própria água?

Eles realmente não fazem ideia. E concluíram que:

Qualquer conclusão firme relacionada com a influência da ingestão de água a partir dos alimentos e bebidas na obesidade, requer estudos adicionais.

Referência!

Avatar

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.