O ZMA funciona?

O ZMA funciona?O ZMA é sem dúvida alguma um dos suplementos mais famosos e mais consumidos do planeta, mas será que funciona?

O ZMA é um suplemento composto por Zinco, Magnésio e Vitamina B6. Em teoria esta combinação proporciona um aumento dos níveis de testosterona.

Para além disso, é suposto tomar-se o ZMA antes de deitar, com o estômago vazio, de forma a impedir que outros nutrientes interfiram na sua absorção.

Até hoje foram realizados 3 estudos acerca do uso do ZMA como suplemento para aumentar a força e a massa muscular. Mas três estudos 3 apenas 1, o estudo patrocinado pela SNAC Systems Inc, que são os donos da patente, e que originou a “febre” do ZMA, mostrou melhorias no desempenho físico de atletas que se suplementaram com ZMA.

Afinal para que serve o ZMA?

A partir dos estudos realizados, podemos concluir que o ZMA não tem um efeito muito notório no aumento dos níveis de testosterona, nem no aumento da força e da massa muscular. Portanto, que outros usos poderemos dar a este suplemento?

1º – Corrigir deficiências

Em primeiro lugar, há que referir que as deficiências de Zinco e de Magnésio são comuns a nível mundial. O ZMA pode servir para ajudar a corrigir essas deficiências, o que por sua vez poderia ajudar a normalizar os níveis de testosterona, que podem baixar quando ocorrem deficiências de Zinco e Magnésio.

Também há que referir que pelo menos num estudo o ZMA aumentou os níveis de testosterona, mas não ao ponto de proporcionar ganhos de força e de massa muscular.

Isto parece indicar que o ZMA pode ajudar a corrigir as possíveis deficiências de Zinco e Magnésio, que por sua vez provocam a subida/normalização dos níveis de testosterona que antes estavam baixos devido à deficiência destes minerais.

2º – Ajuda para dormir

Para além disso, o ZMA pode ser útil para melhorar a qualidade do sono. Pelo menos num estudo, a combinação de zinco, magnésio e melatonina (5 mg de melatonina, 225 mg de magnésio e 11,25 mg de zinco), ingerida uma hora antes de ir dormir, parece ser um tratamento eficaz para as insónias.

Os pacientes que receberam o tratamento durante 8 semanas dormiram durante mais tempo, de forma mais profunda, foi mais fácil para eles levantarem-se de manhã e, de uma forma geral, mantiveram-se num estado mais alerta do que aqueles que receberam um placebo.

Também é comum vermos pessoas, especialmente aquelas que participam em fóruns, a referir que dormem melhor quando tomam ZMA, o que parece confirmar o seu efeito positivo como ajuda para dormir.

A minha opinião

A meu ver, o ZMA não é um suplemento inútil, e nas condições certas, o ZMA pode ser uma ajuda para melhorar a sua saúde e os resultados no ginásio, pois pode ter utilidade como ajuda para corrigir deficiências nos indivíduos com níveis baixos de Zinco e Magnésio e também pode ser útil como ajuda para dormir.

Ambos os aspetos podem ser importantes para o desenvolvimento muscular adequado e para se ter uma saúde ótima, mas é melhor não esperar obter grandes ganhos de massa muscular e de força com este suplemento.

E se quiser saber mais acerca deste tema, não deixe de ler também o nosso artigo: Tudo sobre o ZMA!

Referencia 1 / Referência 2 / Referência 3

Deixe uma resposta