O Turmérico potencia a absorção de glucose pelas células musculares

O Turmérico potencia a absorção de glucose pelas células musculares

Apenas umas poucas cápsulas de curcumina, o ingrediente ativo do turmérico [Curcuma longa] – pode potenciar de forma radical a quantidade de glucose que as células musculares absorvem.

A diabetes tipo 2 também se tornou uma doença comum na Coreia do Sul, por isso, certos farmacologistas coreanos estão á procura de substâncias que possam estimular as células a absorver mais glucose. Investigadores da Universidade Nacional de Gyeongsang descobriram em experiências que a curcumina potencia o efeito da insulina.

A insulina é libertada quando existe muitas moléculas de glucose a circular no sangue. A hormona força as células a absorver essas moléculas de glucose. As pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 são menos sensíveis ao efeito da insulina.

Quanto maiores forem os níveis de curcumina a que as células musculares sejam expostas, mais glucose irão absorver. Meia hora após a exposição, a quantidade relativa da acetyl-CoA carboxylase [p-ACC] e AMPK-alpha [p-AMPK-a] das células musculares aumenta. As células musculares activam a AMPK quando as fibras musculares se contraem. A AMPK estimula a absorção de glucose, mas também activa mecanismos de protecção e de queima de gordura.

Tabela 1
Tabela 2

A insulina aumenta a actividade da GLUT4, bem como a AMPK. A GLUT4 é uma proteína de transporte que entrega glucose às células. Se expuser uma célula muscular á insulina e ao curcumin, então a actividade da GLUT4 aumenta ainda mais, tal como pode ver na figura abaixo.

Tabela 3

Em condições normais, a insulina desactiva a AMPK, mas, aparentemente, a curcumina impede isso de acontecer.

O exercício intenso estimula a AMPK, É por esse motivo que a ingestão de carboidratos “simples” durante e após as sessões de treino, ajudam muitos atletas. E porque os açucares também descativam a AMPK através da insulina, a suplementação com curcumina pode potenciar ainda mais os benefícios desta estratégia.

Referência!

Avatar

Siga-nos através das redes sociais.