O treino de musculação reduz a pressão arterial

Num novo estudo, investigadores verificaram que a realização de exercícios de musculação a intensidade moderada produziu uma redução de 20 por cento na pressão sanguínea, 45 minutos após a realização dos exercícios.

Os investigadores descobriram que o efeito positivo do treino de musculação sobre a pressão arterial e saúde das artérias é semelhante aos proporcionados pelos exercícios aeróbicos.

Dr. Scott Collier, investigador principal do estudo publicado em Outubro de 2010 no “Journal of Strength and Conditioning Research “afirma que:

O exercício aeróbico é o exercício preferido da Associação Americana do Coração para redução do risco cardiovascular. No entanto, existem muitas pessoas com limitações ortopédicas ou que sofrem de obesidade, e que por isso não podem caminhar ou correr longas distâncias. Para eles, esse tipo de exercício seria contra-indicado.

Collier estudou o efeito do treino de musculação sobre a saúde das artérias com o tipo de máquinas que se encontram na maioria dos centros de fitness. Ele diz que a pressão arterial baixou até 20 por cento, resultados que são comparáveis, se não melhores do que alguns obtidos pelos medicamentos para tratamento da pressão arterial, mas sem os efeitos colaterais.

Os efeitos do treino de musculação duraram até 24 horas após o término do treino e ocorreram dentro de 45 minutos devido à melhoria do fluxo sanguíneo e elasticidade das artérias.

Collier afirma que estes resultados são importantes e demonstram que o exercício aeróbico não é a única forma de obter benefícios para o coração derivados da diminuição da pressão arterial. O estudo revela que o treino de musculação pode melhorar a saúde cardiovascular nos indivíduos com limitações físicas.

Fonte!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.