O treino de musculação pode ajudar os idosos no seu dia-a-dia

Uma revisão de Cochrane sugere que o treino de resistência progressivo não só ajuda os adultos a desenvolver força como também torna mais fácil as atividades do dia-a-dia.

A força muscular diminui naturalmente com a idade. Esta redução da força muscular pode afetar a realização de atividades diárias dos adultos mais velhos. O treino progressivo de resistência é um tipo de treino de musculação que usa pesos livres, máquinas de exercício, ou elásticos para fortalecer os músculos.

A chave para este tipo de este exercício está no ajuste da resistência, ou do peso, de acordo com o progresso da pessoa. Estes exercícios podem ser prescritos para ajudar os idosos a desenvolver a força necessária para realizar atividades quotidianas como caminhar, subir escadas, tomar banho ou realizar simples tarefas domésticas.

Segundo o investigador Chiung-ju Liu, do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade de Indiana, em Indianápolis, nos EUA:

Os idosos parecem beneficiar deste tipo de exercício, mesmo com a idade de 80, e até mesmo com algum tipo de condição de saúde. Os dados apoiam a ideia de que a força muscular é amplamente melhorada após o treino, e o impacto nas atividades diárias dos adultos seniores, pode ser significativo.

Coisas tão simples como ter força suficiente para fazer coisas como carregar os sacos de compras, faria uma diferença para os idosos.

Os 121 estudos revistos no estudo envolveram 6.700 pessoas com idade acima de 60 anos, que treinaram duas a três vezes por semana. O treino provocou um grande aumento da força muscular, e uma melhoria de moderada a elevada, na execução de tarefas simples, como levantar de uma cadeira ou subir escadas e uma pequena melhora, mas estatisticamente significativa, na realização de actividades diárias complexas, como tomar banho ou preparar uma refeição.

Os eventos adversos graves raramente ocorreram e a maioria das queixas estiveram relacionadas com dores musculares.

Liu afirmou:

Recomendamos que os adultos mais velhos sejam acompanhados por um profissional de saúde ou um instrutor de musculação qualificado ao realizarem o treino de resistência progressiva”.

Porque o efeito a longo prazo não foi avaliado na maioria dos ensaios, os investigadores de Cochrane não sabem por quanto tempo os efeitos podem durar.

Referência!

 

 

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário

Siga-nos por Email
RSS
Instagram