O tomate protege a pele contra o envelhecimento

Coma dez colheres de sopa de puré de tomate por dia, e poderá atrasar o processo de envelhecimento da sua pele.

Pelo menos foi o que anunciaram dermatologistas das universidades de Manchester e Newcastle no congresso da Sociedade Britânica de Investigação de Dermatologia.

O puré de tomate estimula a produção da proteína procolagénio na pele. O procolagénio confere à pele mais estrutura e torna-a mais forte.

Os investigadores apresentaram um pequeno estudo que realizaram com dez voluntários. Durante três meses os voluntários ingeriram 55 g de puré de tomate misturado com 10 gramas de azeite por dia. O azeite foi adicionado para aumentar a absorção das substâncias bioactivas presentes no puré de tomate.

Após os três meses, os investigadores descobriram que a produção de procolagénio na pele não só ‘aumentou de forma significativa’, como a pele também se tornou 30 por cento mais resistente aos efeitos nocivos da radiação UV. A radiação UV danifica o ADN das células da pele, acelerando assim, o envelhecimento da pele.

O efeito protetor do puré de tomate foi comparável ao uso de um creme de protecção solar. Os investigadores alertaram, porém, que o puré de tomate não é um substituto para os protetores solares, mas que pode ajudar.

O investigador e professor de dermatologia, Lesley Rhodes, da Universidade de Manchester, ficou satisfeito com os resultados, e afirmou:

“Esta elevação dos níveis sugere uma potencial reversão do processo de envelhecimento da pele. As quantidades que administramos ao grupo não foram grandes. Foi o tipo de quantidade que poderia facilmente conseguir ingerir se comesse uma grande quantidade de refeições à base de tomate.”

Os pesquisadores suspeitam que o licopeno é o ingrediente ativo do puré de tomate. No entanto, no caso de estiver a pensar em suplementar-se com licopeno na sua forma pura, os britânicos advertem que este tem apenas um fraco efeito protetor sobre a pele. Deve-se portanto, ingerir o tomate completo, de forma a este poder exercer os efeitos benéficos que advém da combinação sinergística dos seus vários nutrientes.

Fonte!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.