O supino isola o músculo peitoral tão bem como o peck-deck

Afirma-se muitas vezes que os exercícios de isolamento ajudam-no a concentrar-se mais num único grupo muscular do que os exercícios compostos, que envolvem vários grupos musculares.  Desta forma poderá treinar melhor o grupo muscular alvo.

No caso do exercício peck-deck isto não é verdade. Pelo menos segundo o que escrevem cientistas de desporto da Universidade de Brasilia na Revista Brasileira de Medicina do Esporte.

Os investigadores testaram a teoria do isolamento em 30 culturistas amadores que já treinavam há cerca de 7 anos. Os investigadores ligaram elétrodos aos músculos dos deltoides [AD], tríceps [TB] e peitoral maior [PM], dos voluntários de forma a puderem medir a atividade muscular.

Outros investigadores usaram um método semelhante num estudo anterior que comparou o exercício supino com o peck-deck, mas não ligaram elétrodos aos tríceps.

peck-deck
peck-deck
supino com barra
Supino com barra

Os voluntários que participaram no teste realizaram séries de 10 repetições, com peso suficiente para tornar impossível a realização de uma 11ª repetição. Os voluntários tiveram que levantar mais peso no peck-deck do que no supino: 71 kg versus 66 kg.

Apesar da diferença, o nível de atividade nos músculos do peitoral e deltoides foi o mesmo tanto para os exercícios peck-deck [PD] como para o supino [BP].

Quando os voluntários realizaram o supino, a ativação muscular foi até um pouco mais elevada, mas as diferenças não foram significativas.O supino isola o músculo peitoral tão bem como o peck-deck

No entanto, houve uma diferença clara na atividade dos tríceps. Isso não é surpreendente, uma vez que os exercícios de peck-deck não trabalham os tríceps.

Os investigadores escreveram:

As nossas descobertas vão contra a teoria de que se estimula mais e melhor os músculos individuais com exercícios de isolamento do que realizando exercícios complexos que usam vários grupos musculares.

Se quer desenvolver os seus peitorais, tanto pode usar o supino como o peck deck. E é claro que também pode usar ambos os exercícios.

Os investigadores não excluem a possibilidade de existirem atletas que verificam que conseguem isolar melhor os seus músculos peitorais no peck-deck. Eles sugerem que este é um tema que merece ser mais investigado.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário

Siga-nos por Email
RSS
Instagram