o sumo de beterraba aumenta a resistência

O sumo de beterraba aumenta a resistência.

O sumo de beterraba aumenta a sua resistência e poderá ajudá-lo a prolongar o tempo em que consegue realizar exercício até mais 16%.

A Universidade de Exeter conduziu um estudo que demonstra pela primeira vez como o nitrato presente no sumo de beterraba conduz a uma redução do consumo de oxigénio, tornando o exercício menos cansativo.

O estudo revela que, beber sumo de beterraba reduz o consumo de oxigénio a um nível de tal forma significativo, que não pode ser alcançado por qualquer outro meio conhecido, incluindo o treino.

A equipa de investigação acredita que os resultados poderiam ser de grande interesse para atletas de resistência. E também poderiam ser relevantes para pessoas idosas ou com doenças cardiovasculares, respiratórias ou metabólicas.

A equipa de pesquisadores realizou o estudo com oito homens com idade entre 19 e 38. Eles receberam 500ml por dia de suco de beterraba orgânica, durante seis dias consecutivos antes de completarem uma série de testes, envolvendo o ciclismo numa bicicleta estática. Noutra outra ocasião, receberam um placebo (bebida de groselha) durante seis dias consecutivos antes de completarem os mesmos testes de ciclismo.

Depois de beber o sumo de beterraba, o grupo foi capaz de se exercitar por uma média de duração de 11,25 minutos, que é 92 segundos a mais de tempo do que quando receberam o placebo. Isso traduz-se numa redução aproximada de 2% no tempo gasto para percorrer uma distância definida. O grupo que havia consumido o suco de beterraba também teve uma pressão arterial em repouso mais baixa.

Os investigadores ainda não estão certos de qual o mecanismo exacto que faz com que o nitrato presente no suco de beterraba aumente a resistência. No entanto, eles suspeitam que poderia ser uma forma de nitrato capaz de se transformar em óxido nítrico no corpo, reduzindo assim a necessidade de oxigénio do exercício.

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Exeter e da Peninsula Medical School e publicada no “Journal of Applied Physiology”. A equipa de investigação espera agora realizar novos estudos para tentar compreender com mais detalhe os efeitos dos alimentos ricos em nitrato na fisiologia do exercício.

O correspondente autor do estudo, o professor Andy Jones, da Universidade da Faculdade de Exeter do Desporto e Ciências da Saúde, disse:

O nosso estudo é o primeiro a mostrar que a alimentação rica em nitrato, pode aumentar a resistência do exercício. Ficamos espantados com os efeitos do sumo de beterraba no consumo de oxigénio, porque esses efeitos não podem ser alcançados por qualquer outro meio conhecido, incluindo o treino.

Tenho a certeza que os atletas profissionais e amadores estarão interessados nos resultados desta pesquisa. também estou interessada em explorar a relevância dos resultados para as pessoas que sofrem de pouca robustez física e pode ser capaz de usar suplementos dietéticos para os ajudar nas suas vidas diárias.

Este estudo é o resultado de pesquisas por Barts and the London School of Medicine e da Península Medical School (publicado em Fevereiro de 2008 na revista da American Heart Association Hypertension), que descobriu que o sumo de beterraba reduz a pressão arterial.

Fonte!

Avatar

Siga-nos através das redes sociais.