O que é melhor, remada com barra ou remada sentado?

O que é melhor, remada com barra ou remada sentado?Os praticantes de musculação têm ao seu dispor um grande número de opções para treinar os vários grupos musculares das costas, incluindo muitos diferentes tipos de remada.

Mas será que algumas variedades de remada são mais eficientes do que outras em termos de ativação neuromuscular?

Para comparar a eficiência de cinco diferentes exercícios de costas nos músculos bíceps braquial, grande dorsal (latíssimo do dorso) e trapézio, um grupo de investigadores japoneses pediram a oito homens jovens com experiência de treino que realizassem três repetições, a 70% de 1RM (1 Repetição Máxima), de vários exercícios, incluindo a remada com barra, com o tronco inclinado, e também o exercício remada sentado, usando uma máquina da marca Universal.

No decorrer da execução desses exercícios, esses investigadores analisaram a atividade dos músculos grande dorsal e trapézio, durante as fases de flexão e extensão do cotovelo, com recurso à eletromiografia integrada (EMG).

Resultados

Relativamente aos resultados, verificou-se que:

  • O exercício Remada com barra é o mais eficiente para treinar o trapézio superior, trapézio médio e trapézio inferior.
  • O exercício Remada sentado é o mais eficiente para treinar o músculo grande dorsal (latíssimo do dorso).

De notar que, em todos os exercícios, cada músculo mostrou um valor EMG mais elevado durante a fase de flexão do cotovelo do que durante a fase de extensão do cotovelo. Esta observação sugere que o método de treino examinado neste estudo deveria enfatizar o movimento de flexão do cotovelo.

Conclusão

De acordo com este trabalho, diferentes exercícios de remada irão ativar, de forma diferencial, os vários grupos musculares das costas.

Se o seu objetivo for trabalhar sobretudo o músculo grande dorsal, seria mais adequado realizar a remada sentado. Caso pretenda focar o trabalho no músculo trapézio, faria melhor em optar pelo exercício remada com barra, com o tronco inclinado.

Para além disso, provavelmente também será boa ideia variar os exercícios de remada ou combinar vários outros exercícios de costas, de forma a obter um trabalho mais completo.

Do ponto de vista da segurança, se está preocupado com a possibilidade de vir a sofrer de hérnias discais ou de outros problemas lombares, provavelmente será mais seguro optar pelas variedades de remada sentado e/ou com suporte para apoio do peito.

Referência!

Avatar

Siga-nos através das redes sociais.