O MSM acelera a recuperação dos treinos de musculação

O MSM acelera a recuperação dos treinos de musculaçãoO MSM, de nome completo metilsulfonilmetano poderá ser um suplemento interessante para os atletas de força e de musculação.

Cientistas de desporto da Universidade de Memphis chegaram a esta cuidadosa conclusão depois de terem realizado um pequeno estudo em seres humanos.

De acordo com o estudo, que foi publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition, parece que uma dose de 3 gramas de MSM acelera a recuperação dos treinos de musculação.

Muitos alimentos presentes na nossa alimentação diária, tal como o leite, fruta, café e chá, proporcionam-nos pequenas quantidades de MSM. Também está presente em suplementos específicos para as articulações, normalmente em combinação com a glucosamina e condroitina.

Vários estudos mostram que este composto inibe a inflamação. Acredita-se que o MSM aumenta a produção da molécula desintoxicante e antioxidante glutationa, e desregula o fator nuclear Kappa-beta.

Este é um fator de transcrição envolvido na reação das células a quase todos os tipos de stress –  desde a radiação UV ao colesterol LDL, e desde o cancro ao envenenamento sanguíneo.

Os treinos intensos de musculação stressam as células musculares, resultando em inflamação. Quanto maior for a rapidez com que a inflamação desaparece, mais rapidamente os músculos irão recuperar.

E a partir daqui já pode adivinhar qual a linha de pensamento que os investigadores seguiram; se a suplementação com MSM poderia ajudar a acelerar a recuperação muscular.

Os investigadores dividiram os seus voluntários em dois grupos. Um grupo recebeu uma dose diária de 1,5 gramas de MSM durante 28 dias; o outro grupo recebeu 3 gramas de MSM. Antes e após o período de suplementação, os homens treinaram os quadríceps realizando 18 séries na máquina de extensões de pernas.

Antes e 2 e 48 horas depois após a sessão de treino, os investigadores estimaram o nível de dor muscular que os voluntários sentiam e também o nível de cansaço. A figura abaixo sugere que a dose de 3 gramas acelerou a recuperação muscular. O MSM acelera a recuperação dos treinos de musculação

O MSM acelera a recuperação dos treinos de musculação

A suplementação com MSM não aumentou a quantidade de glutationa no sangue, mas aumentou o nível de atividade antioxidante no sangue, duas horas a seguir ao treino.O MSM acelera a recuperação dos treinos de musculação

Não é a primeira vez que investigadores descobrem efeitos protetores do MSM na atividade física. Investigadores da Universidade Islâmica Azad no Irão, reportaram há alguns anos atrás que um período de suplementação usando 50 mg de MSM por quilo de peso corporal, reduziu os danos musculares depois de homens destreinados terem realizado treinos de resistência (1) (2).

Nos estudos iranianos, o MSM também potenciou a atividade antioxidante após as sessões.

Os investigadores americanos são a favor da realização de mais pesquisas no futuro e afirmaram:

Embora este tenha sido um estudo de pequena escala. Sugere que devem ser realizadas mais investigações para estender estas descobertas.

Estudos futuros deverão incluir uma amostra maior, um grupo placebo para comparações e a inclusão de marcadores adicionais de recuperação e de performance desportiva (ex: força e potência).

Nota: Este estudo foi patrocinado pela TandemRain Innovations, a companhia por detrás da Bergstrom Nutrition, que produz a preparação com MSM, o OptiMSM. Este foi o MSM que os investigadores administraram aos voluntários do seu estudo.

Referência!

Avatar

Siga-nos através das redes sociais.

Deixe uma resposta