O melhor pequeno-almoço para atletas é rico em proteína

Pesquisadores da Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha descobriram que o melhor pequeno-almoço para os atletas é comer uma refeição composta por apenas proteína no início da manhã.

Pois a ingestão de proteína  incentiva o corpo a produzir mais hormonas anabólicas, como a hormona do crescimento e insulina do que quando se consume um pequeno-almoço que combina proteína com carboidratos e gordura. Eles também descobriram que as refeições de proteína diminuem o seu nível de cortisol, o que é extremamente importante para os atletas de todo o tipo de desportos.

Os cientistas da pesquisa recrutaram voluntários com 18-40 anos de idade e administram-lhes uma mistura de 24 g de aminoácidos dissolvidos num copo de água, às 8 horas da manhã. A mistura contida vitamina, minerais, aminoácidos, bem como oligoelementos.

Os indivíduos do grupo de controlo não comeram nada (grupo de controle de jejum) e um outro grupo controlo recebeu uma refeição de leite em pó que continha a mesma quantidade de calorias como o batido de aminoácidos (grupo controle iso) e consistia principalmente de carboidratos com proteínas.

Resultados

O pequeno-almoço de apenas proteína causou um pico de GH muito elevado: a concentração aumentou, em média, por um factor  de 21, e manteve-se elevada por cerca de uma hora e meia na maioria dos indivíduos. Atletas e pessoas que se preocupam com a sua saúde e bem-estar em geral fariam bem em tomar um pequeno-almoço com uma quantidade elevada de proteína. Fazer isso causará um aumento da produção de GH, bem como do IGF-1. Mais uma vez, um pequeno-almoço de proteína pura de manhã é o melhor pequeno-almoço.

Outro grande resultado foi que o pequeno-almoço de aminoácidos também reduziu os níveis de cortisol dos voluntários. No final das experiências, o nível de cortisol do grupo de controle dos aminoácidos desceu para metade, enquanto o nível de cortisol dos indivíduos do grupo do leite em pó só tinha descido em cerca de dez por cento.

Portanto, mantenha no seu pequeno-almoço (e alguns diriam para almoço) proteína pura e pode esperar para ver bons resultados a longo prazo. Por isso, tome o melhor pequeno almoço possível todos os dias!

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.