O L-triptófano ajuda a adormecer

Tomar L-triptófano antes de deitar reduz a quantidade de sono de que necessita. E o aminoácido também funciona se quiser dormir uma sesta durante o dia, segundo uma descoberta dos investigadores da American Naval Health Research Center no final dos anos 80.

Conversão de L-triptófano em melatonina

Cientistas descobriram em 1967 que o triptófano, um aminoácido encontrado em alimentos ricos em proteína, funciona como ajuda para adormecer. Nos meios médicos chamam a isso um hipnótico ou uma substância soporífera. Mas ainda não se sabe ao certo com funciona – O diagrama acima mostra como o organismo converte triptófano noutros compostos relacionados, dois dos quais causam sonolência: serotonina e melatonina.

No entanto, os cientistas da American Naval Health Research Center não estavam interessados no mecanismo de sono, em vez disso, os americanos apenas pretendiam saber se poderiam utilizar o triptófano para melhorar a condição dos soldados.

O sono mantém-nos em forma, mas, em situações de crise, os soldados têm pouco tempo para dormir. Substâncias que induzem o sono iriam ajudar os soldados a utilizar de forma mais eficiente os períodos curtos disponíveis para dormirem.

Os investigadores administraram 4 gramas de L-triptófano a 15 homens e 5 mulheres, uma vez às 9 da manhã e outra à 1 da tarde. A dose era elevada, mas estudos anteriores sugeriram que é necessária uma dose a esse nível para induzir o sono durante o dia. Mais tarde repetiram experiência usando um placebo.

O nível do aminoácido L-triptófano atinge o pico de concentração 75 minutos após a sua ingestão. É por isso que os voluntários apenas se deitaram num quarto escuro uma hora após tomarem os comprimidos.

Tabela 1

O tempo que os voluntários demoraram a adormecer diminuiu em metade quando tomaram o suplemento. Os outros valores não sofreram mudanças significativas.

Os investigadores suspeitam que o efeito indutor de sono do triptófano está relacionado com a serotonina. Extrapolando a partir do que já sabemos acerca da serotonina, os investigadores suspeitam que o triptófano não funciona em todas as condições.

A serotonina tem um efeito estimulador em pessoas muito activas. Um nível elevado de serotonina no cérebro só possuiu um efeito calmante se o ambiente exterior também for calmo.

Mas a tranquilidade não é uma característica das situações de crise e os soldados em situações de guerra têm mais probabilidades de andarem stressados. Mas não significa que o estudo não é interessante para as pessoas comuns que por qualquer motivo querem poder dormir melhor.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário

Siga-nos por Email
RSS
Instagram