O império dos sentados

O número de cirurgias à hérnia discal tem vindo a aumentar…

A culpa é dos “ginásios”?


Obviamente que não!

Sabe-se que a maioria das hérnias se deve à persistência de más posturas ao longo de anos. Acima de tudo más posturas na posição sentado.

Vivemos, como alguém dizia, um autêntico “império dos sentados”. Cada vez passamos mais tempo sentados. É sentados a ver TV, sentados na escola, sentados no carro, sentados no escritório, etc. Sabe-se também que a pressão exercida na coluna (sobre tudo na zona lombar) é maior quando estamos de pé do que quando estamos deitados, mas é ainda maior quando estamos sentados do que quando estamos de pé!

Se passa muito tempo sentado, pondere formas de evitar isso ou tente posicionar-se a 135º

Se a tudo isto somarmos o facto de, na maioria das vezes, as pessoas não estarem sentadas de forma correcta, então como nos poderemos admirar de que a taxa de incidência dessas degenerações na coluna tenha vindo a aumentar? Temos é de dizer às pessoas para passarem menos tempo sentadas, para se mexerem mais, para andarem, para correrem, para saltarem, para levantarem pesos, sim, para LEVANTAREM PESOS!

Executado de forma correcta, o trabalho com resistências externas (“levantar pesos”) é, provavelmente, a medida preventiva de maior valor que se pode adoptar na prevenção e até no tratamento das patologias da coluna vertebral.

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.