O gasto energético após um treino pesado vem sobretudo da gordura

Quanto mais pesado /intenso for o seu treino, maior será a quantidade de energia que o seu corpo irá gastar após o treino.

De acordo com os cientistas da Universidade Nacional de Taiwan, para o [EPOC] o consumo de energia pós exercício, o organismo obtém a energia extra sobretudo da gordura.

Os Taiwandeses reuniram 16 estudantes voluntários do sexo masculino, sendo que todos eles treinavam á pelo menos seis meses, para trabalharem os grandes grupos musculares em duas ocasiões, utilizando 8 exercícios básicos. Os estudantes fizeram curls de bíceps, remada alta, supino, tríceps na polia alta, prensa de pernas, agachamento, remada inclinado e extensão de pernas. Fizeram 3 séries de cada exercício, e descansaram 2 minutos entre séries.

Durante a primeira secção, os estudantes utilizaram um peso de apenas metade da sua repetição máxima. Por isso, treinaram a 50% da sua 1RM. [LO] Os voluntários realizaram 15 repetições com esse peso. Noutra ocasião, treinaram a 75% da sua 1RM e fizeram 10 reps. [HI] A quantidade de energia que os estudantes usaram durante as sessões de treino LO e HI, foi praticamente a mesma.

Os investigadores monitorizaram a energia dispendida pelos estudantes durante as duas horas que se seguiram á sessão de treino. O seu dispêndio energético foi maior: não tanto como noutros estudos EPOC, mas no entanto, foi considerável.

Tabela 1

O EPOC após a secção de treino com pesos pesados, foi maior que após a sessão com pesos leves. Até aqui nada de novo. A novidade, é que, os investigadores puderam verificar que o aumento da quantidade de energia dispendida após o treino era principalmente derivada da gordura. Os investigadores não sabem porque acontece isso.

A figura abaixo mostra que, não é só a quantidade total de gordura utilizada pelo organismo que aumenta após o treino com pesos pesados. A quantidade relativa também aumenta.

Tabela 2

Verifique bem a figura acima. Ai está mais um argumento para treinar com pesos pesados, mais ainda se a perda de peso for o seu objectivo.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.