O Feno-grego aumenta os níveis de testosterona

Os indivíduos que tomem diariamente 500 mg de extrato de feno-grego aumentam a quantidade de testosterona bio-disponível no seu sangue.

Isto segundo o que escreveram cientistas de desporto da universidade de Mary Hardin-Baylor no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism.

O seu estudo sugere que o fenugreek tem um efeito anti-estrogénico.

Vários estudos realizados em animais e seres humanos sugerem que o feno-grego tem um ligeiro efeito anabólico.

De acordo com o patrocinador desses estudos, a empresa indiana Indus Biotech, isto acontece porque o feno-grego potencia os níveis de testosterona, mas na verdade os estudos não proporcionam provas disso.

Mas depois temos o estudo em que se baseia este artigo. Foi publicado em 2010 e foi realizado por um grupo de investigadores americanos respeitados. Para a realização do mesmo, foram recrutados 30 atletas de força jovens, com a idade média de 21 anos.

Metade dos atletas tomarem uma dose diária de 500 mg de extrato de feno-grego[AI] durante 8 semanas. O extrato foi produzido pela empresa Indus Biotech, que neste caso também foi o patrocinador do estudo.

O extrato foi estandardizado para graecunins, um grupo de substâncias do tipo esteroides – espirostanos para sermos exatos – presentes no feno-grego (fenugreek em inglês).

A outra metade do grupo recebeu um placebo [PL].

Nas oito semanas que durou o estudo, ambos os grupos aumentaram a sua força pela mesma quantidade. T1 = semana 0; T2 = semana 4; T3 = semana 8.

A quantidade de massa magra aumentou tanto no grupo do placebo como no grupo experimental em 1,6 kg.

O Feno-grego aumenta os níveis de testosterona

A quantidade de testosterona bio-disponível aumentou por 26% no grupo experimental, tal como a figura abaixo mostra; um efeito estatisticamente significativo.

Os níveis de estradiol não aumentaram muito, embora se pudesse esperar que isso acontecesse. Aparentemente, o extrato inibe a conversão de testosterona para estradiol.O Feno-grego aumenta os níveis de testosterona O Feno-grego aumenta os níveis de testosterona

A figura acima mostra a percentagem de diminuição da massa gorda nos voluntários do teste. A percentagem de gordura dos atletas do grupo do feno-grego caiu de 18,9 para 17,2. No grupo placebo a diminuição foi de 18,4 para 17,8%.

Os investigadores atribuíram os efeitos de diminuição dos níveis de estrogénio ao suplemento.

Avatar

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.