Pode encontrá-la em quase todas as ervanárias e lojas de suplementos: suplementos que contêm extractos de geleia real.
De acordo com um estudo realizado em animais na Universidade de Mosul, no Iraque, este suplemento comum ou caseiro – aumenta o nível de testosterona.
A geleia real é uma espécie de alimento anabolizante para as abelhas. Os zangões do mundo das abelhas começam a alimentar-se de geleia real quando se tornam larvas com a idade de três dias, e isso provoca-lhes um crescimento dramático. Sem surpresa, a geleia real está “carregada” de proteínas e aminoácidos, hormonas, gorduras, açúcares, vitaminas, minerais, RNA, DNA e gelatina.
A abelha rainha não se alimenta só da geleia real durante alguns dias como os zangões, mas sim durante toda a vida. A abelha rainha pode viver até 7 anos; os zangões terão sorte se viverem durante seis semanas. A rainha é fértil durante toda a sua vida e coloca 2.000 ovos por dia, um zangão é estéril.
É claro porque motivo o movimento da longevidade defende o uso da geleia real. É também a razão pela qual os iraquianos se perguntaram se a geleia real poderia ajudar homens com problemas de infertilidade.
Os pesquisadores deram a ratos machos, água comum ou água misturada com água oxigenada. O peróxido de hidrogénio converte-se rapidamente em radicais livres que danificam os testículos. Metade de cada grupo recebeu a sua ração normal, a outra metade recebeu ração à qual foi adicionado um grama de geleia real por cada quilo.
A figura abaixo mostra que a geleia real protege os testículos contra o peróxido de hidrogénio, e que a geleia real aumenta a produção de testosterona nos testículos que não foram expostas ao peróxido de hidrogénio.


Nos ratos tratados, os testículos tiveram um ganho de peso de 35 por cento, como resultado da ingestão da geleia real, e o nível de testosterona aumentou em 79 por cento.
O estudo iraquiano foi realizado em 2009. Setenta anos antes, em 1939, pesquisadores de Harvard, publicaram um artigo na prestigiosa revista Science afirmando que a geleia real contém ‘hormonas gonadotróficas. Eles basearam esta afirmação nas experiências que realizaram em ratos fêmea.

Segundo o estudo iraquiano, a geleia real contém testosterona. Isso não é algo assim tão estranho – O pólen também contém testosterona.