O factor potenciador de testosterona da geleia real

Pode encontrá-la em quase todas as ervanárias e lojas de suplementos: suplementos que contêm extractos de geleia real.

De acordo com um estudo realizado em animais na Universidade de Mosul, no Iraque, este suplemento comum ou caseiro – aumenta o nível de testosterona.

A geleia real é uma espécie de alimento anabolizante para as abelhas. Os zangões do mundo das abelhas começam a alimentar-se de geleia real quando se tornam larvas com a idade de três dias, e isso provoca-lhes um crescimento dramático. Sem surpresa, a geleia real está “carregada” de proteínas e aminoácidos, hormonas, gorduras, açúcares, vitaminas, minerais, RNA, DNA e gelatina.

A abelha rainha não se alimenta só da geleia real durante alguns dias como os zangões, mas sim durante toda a vida. A abelha rainha pode viver até 7 anos; os zangões terão sorte se viverem durante seis semanas. A rainha é fértil durante toda a sua vida e coloca 2.000 ovos por dia, um zangão é estéril.

É claro porque motivo o movimento da longevidade defende o uso da geleia real. É também a razão pela qual os iraquianos se perguntaram se a geleia real poderia ajudar homens com problemas de infertilidade.

Os pesquisadores deram a ratos machos, água comum ou água misturada com água oxigenada. O peróxido de hidrogénio converte-se rapidamente em radicais livres que danificam os testículos. Metade de cada grupo recebeu a sua ração normal, a outra metade recebeu ração à qual foi adicionado um grama de geleia real por cada quilo.

A figura abaixo mostra que a geleia real protege os testículos contra o peróxido de hidrogénio, e que a geleia real aumenta a produção de testosterona nos testículos que não foram expostas ao peróxido de hidrogénio.

Tabela 1
Tabela 2

Nos ratos tratados, os testículos tiveram um ganho de peso de 35 por cento, como resultado da ingestão da geleia real, e o nível de testosterona aumentou em 79 por cento.

O estudo iraquiano foi realizado em 2009. Setenta anos antes, em 1939, pesquisadores de Harvard, publicaram um artigo na prestigiosa revista Science afirmando que a geleia real contém ‘hormonas gonadotróficas. Eles basearam esta afirmação nas experiências que realizaram em ratos fêmea.

Citação do estudo iraniano

Segundo o estudo iraquiano, a geleia real contém testosterona. Isso não é algo assim tão estranho – O pólen também contém testosterona.

Referência!

Avatar

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.