O efeito combinado da whey, creatina e glicose

Um batido contendo apenas o soro de leite (whey) funciona tão bem como um batido contendo whey e glicose. Um batido que contenha whey, glucose e creatina é um “animal diferente” , isto de acordo com um estudo realizado por Paul Cribb, um nutricionista associado aos suplementos da marca AST. O estudo foi realizado com a participação de 31 voluntários, culturistas recreativos do sexo masculino.

Além das proteínas simples, as lojas de suplementos estão a vender cada vez mais e mais misturas contendo glicose, whey e creatina. Mas esses suplementos são melhores? Cribb responde parcialmente a esta pergunta no estudo que ele fez enquanto esteve na Universidade de Victoria, na Austrália.

Cribb colocou todos os seus voluntários a treinar da mesma forma por 10 semanas. E todos também receberam um batido três vezes ao dia: pela manhã, após o treino e antes de ir para a cama. Todos os batidos continham a mesma quantidade aproximada de calorias.

O primeiro grupo de culturistas [PRO] utilizou a whey todos os dias. O montante foi ajustado de acordo com o peso corporal, desta forma, um culturista com 80 kg de peso, recebia 103 g de proteína, 6 g de carboidratos e 1,2 g de gordura por dia. Isso dá um total energético de 447 kcal.

Os culturistas do segundo grupo [PRO-CHO] receberam uma mistura de whey e glicose todos os dias. Um culturista de 80 kg deste grupo receberia por dia uma dose proteína de 52 g, 59 g de carboidratos e 0,6 g de gordura. Isso dá um total energético de 449 kcal.

O grupo CR-PRO-CHO grupo desenvolveu a maior quantidade de massa muscular magra e também obteve os maiores ganhos de força (1RM), tal como mostram as figuras abaixo. Esta combinação também causou o maior crescimento das fibras musculares rápidas do tipo II.

Tabela 1
Tabela 2
Tabela 3

Neste estudo a whey funcionou tão bem como batido que continha glicose e whey. Se você quer perder gordura, então os batidos de whey funcionam realmente melhor, mas de todos, os batidos compostos por glicose, creatina e whey são os que funcionam melhor.

É uma pena não tenha verificado os batidos sem glicose, mas apenas whey e creatina. Estes provavelmente seriam ainda melhores para a composição corporal.

Os suplementos utilizados no estudo foram provenientes das fábricas da AST.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário