O colostro melhora o desempenho no ciclismo

Tem sido afirmado que o colostro (especialmente pelas empresas de suplementos) proporciona benefícios ergogénicos e melhora o desempenho desportivo, mas nos dias de hoje, já não é muito usado.

Talvez isso se deva ao aparecimento e ao acesso a suplementos mais eficazes, ou talvez seja porque na verdade o colostro nunca proporcionou benefícios notórios. Um estudo publicado no “Medicine and Science in Sports Exercise”, verificou o efeito da suplementação com doses elevadas de colostro em ciclistas competitivos.

Foram divididos 42 ciclistas competitivos em 3 grupos. Um grupo tomou 60 gramas colostro por dia, um outro grupo tomou 20 gramas de colostro e 40 gramas de proteína de soro de leite por dia, e outro grupo ingeriu diariamente 60 gramas de proteína de soro sem colostro. Os indivíduos ingeriram a suplementação durante 8 semanas, continuando a realizar os seus treinos habituais.

Antes e após as 8 semanas de suplementação, os voluntários realizaram testes de VO2 max. e também foram testados a nível do tempo que levavam para completar uma certa corrida de contra relógio depois de já terem concluído um corrida de duas horas a 65% do seu VO2 máximo.

Embora não tenha sido observada nenhuma diferença entre os grupos a nível do VO2 max., os grupos que ingeriram colostro melhoraram significativamente o seu desempenho durante o contra-relógio, batendo sucessivamente os recordes em mais segundos durante o período de 8 semanas, do que o grupo de apenas soro de leite. Não foi observada nenhuma diferença significativa entre os dois grupos que tomaram doses diferentes de colostro.

O colostro poderá proporcionar benefícios ergogénicos em certas áreas de desempenho desportivo, mas provavelmente só será benéfico para certos tipos de atletas. Ambos os grupos que consumiram colostro obtiveram uma diferença significativa em comparação com o grupo que consumiu apenas soro de leite, mas as diferenças entre os dois grupos que ingeriram colostro não foram significativas.

A ausência de diferenças entre o grupo suplementado com 20 gramas de colostro e do grupo suplementado com 60 gramas de colostro, sugere que, passado certo ponto (igual ou menor a 20 gramas por dia) o aumento da ingestão de mais colostro não aumenta os seus efeitos positivos.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.