O agachamento mais eficiente é com as pernas afastadas

Realizar o agachamento com as pernas afastadas irá proporcionar-lhe um efeito mais completo nos glúteos e femorais.

Cientistas desportivos da universidade do estado de Illionis descobriram isto há cerca de dez anos atrás quando realizaram uma experiência com 9 atletas de força experientes.

Nos ginásios e revistas de desporto, os especialistas afirmavam – e ainda afirmam – que manter os pés afastados durante o agachamento irá treinar a parte interna dos músculos das pernas. Esta posição proporciona um maior estímulo para os seus aductores e o vasto medial, o grupos de músculos acima do joelho com forma de gota do lado de dentro das duas pernas, e a história continua.

Não é assim.

Os investigadores ligaram eléctrodos às pernas dos voluntários, e colocaram-nos a executar agachamentos com uma carga de 60% da sua 1RM e uma carga elevada 75% da sua 1RM. Numa secção os voluntários mantiveram os pés próximos [posição aproximada], noutra, posicionaram os pés à largura dos ombros [posição média] e ainda noutra secção, colocaram os pés à largura de dois ombros [posição afastada].

Quando mediram a actividade eléctrica dos músculos, os investigadores notaram que para os músculos dos quadriceps, não fez diferença a posição em que os voluntários colocavam os pés. E também não fez diferença para o vasto medial. Veja a figura imediatamente abaixo. Na próxima figura mais abaixo pode ver o efeito nos aductores. De novo, nenhuma diferença.

Tabela 1
Tabela 2

Fase descendente = enquanto baixa o peso; fase descendente = enquanto levanta o peso.

Mas a posição dos pés teve influência no estímulo do músculo dos glúteos [imediatamente abaixo] e dos femorais [última tabela].

Tabela 3
Tabela 5

Por isso, se pretende trabalhar o maior número de fibras e de músculos, deve realizar o agachamento com as pernas afastadas. Para os seus quadriceps não faz diferença, mas para os seus glúteos e femorais, a distância mais afastada é a melhor posição.

Um factor mais importante do que a posição dos pés, é a quantidade de peso com que treina. Treinar com uma carga elevada proporciona sempre um maior estimulo do que o treino com cargas baixas. O que significa que o agachamento pesado em posição afastadas, irá proporcionar um estimulo um pouco superior ao agachamento pesado com os pés aproximados.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário

Siga-nos por Email
RSS
Instagram