Nova substância dopante? PAPP-A ajuda os músculos a crescer

Investigadores têm vindo a estudar desde há algum tempo,a Proteína-A Plasma fortalecedora associada à gravidez. [recebeu este nome após a proteína ter sido descoberta no sangue de mulheres grávidas].

Cientistas da Universidade Loma Linda nos EUA, desvendaram o método de funcionamento da proteína, e criaram um rato com mega-músculos, que produz mais PAPP-A.

A PAPP-A é uma protease: uma proteína que desmonta outras proteínas, em particular a IGFBP-2, IGFBP-4 e a IGFBP-5. Essas são proteína de ligação que tornam o IGF-1 inerte. Por isso, mais PAPPA-A significa que estará presente um menor número de proteínas de ligação e mais IGF-1 em forma livre. E, por exemplo, se as células musculares sofrem danos, elas produzem mais PAPP-A.

Tabela 1

Para testarem a sua teoria, os investigadores criaram um rato geneticamente modificado que produz mais PAPP-A. A figura abaixo mostra um certo número de características do rato. As barras transparentes representam ratos comuns, as barras cinzentas representam os ratos modificados.

Os ratos “PAPP-A” eram maiores, mais musculosos e os seus órgãos também eram maiores. Também tinham mas gordura, mas neste aspecto, a diferença entre os ratos e os modificados não foi significativa.

Se o PAPP-A alguma vez chegar ao mercado como substância dopante, os caçadores de doping não irão, provavelmente, ser capazes de o detectar através da medição do IGF-1. A quantidade de IGF-1 do sangue dos ratos modificados, não aumentou. Só nos tecidos musculares é que a concentração de IGF-1 em forma livre, aumentou de forma dramática.

É possível que o PAPP-A possa causar alguns efeitos secundários. É uma proteína de grande dimensão: consiste em 1547 aminoácidos.  Tem atividade biológica em múltiplos tecidos, e provavelmente interage com um conjunto de outras proteínas, como a proMBP, complement 3 e heparina.

Para além disso, apesar de ser uma proteína de grandes dimensões, é capaz de penetrar em órgãos como os rins e o coração. São várias as possibilidades em termos de efeitos secundários.

Referância

Avatar

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.